Ordem de início para a construção da USF Granville é assinada

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde de quarta-feira (15/6), a ordem de início da construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Granville. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção primária à saúde. A previsão de entrega da unidade é de 12 meses.

“A comunidade terá, dentro de um ano, um posto com uma estrutura moderna e bem equipada, com salas adequadas para os atendimentos na área da saúde. Essa é uma forma de poder retribuir à sociedade aquilo que ela deseja e merece”, disse o prefeito. Zaffa comentou, ainda, sobre a importância dos investimentos realizados pela prefeitura na área, lembrando que Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a estrutura proporcionará a qualificação do atendimento à população. Durante sua fala, o secretário salientou que Gravataí possui uma das maiores coberturas da Atenção Primária da região metropolitana. “Pretendemos seguir avançando em nossos serviços, repetindo atos como esse de hoje. Ficamos felizes com o início deste trabalho de reestruturação das unidades, que trará grandes ganhos para todos”, destacou.

Ainda conforme o secretário, essa qualificação irá permitir uma melhora significativa para a saúde no bairro, sendo possível a promoção de mais ações ao redor da comunidade. Duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma equipe de Saúde Bucal (ESB) irão compor a equipe de atendimento. “Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a secretaria oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses”, ressaltou Régis.

Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, na Atenção Primária, que promove um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS. O município conta com 20 unidades de saúde da família (USFs) e nove unidades básicas de saúde (UBSs), que, além de qualificar o atendimento, proporcionam mais qualidade de vida aos cidadãos.

Também presente durante a oportunidade, o vice-prefeito Dr. Levi Melo destacou a importância da realização do empreendimento, visto que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários. “Isso mostra que o governo está empenhado em melhorar a saúde da população e tem trabalhado forte para a construção e melhoria dessas unidades”, enfatizou.

Conforme a coordenadora da USF Granville, Miriani Felinkoski, a construção da nova unidade, de 466 metros quadrados, irá permitir uma qualificação de atendimentos à equipe e à comunidade. “Gostaria de expressar minha alegria e gratidão por esse momento tão esperado por nós servidores e pela comunidade. A nova unidade de saúde vai garantir condições adequadas para o desenvolvimento das ações da ESF, o que vai qualificar ainda mais nosso processo de trabalho”, disse.

Também estiveram presentes na ordem de início, a primeira-dama Marlene Zaffalon; o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht; o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba; a deputada Patrícia Alba; secretários municipais; vereadores municipais; e servidores da SMS.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade