SOGIL recebe troféu no Programa Gaúcho Despoluir

A SOGIL recebeu, terça-feira (14/6), durante a 22° Transposul, realizada na FIERGS, em Porto Alegre, premiação do Programa Gaúcho Despoluir, como a melhor organização do estado no segmento “empresas metropolitanas acima de 150 veículos” referente ao desempenho na emissão de gases poluentes pelos ônibus da sua frota. O troféu foi recebido pelo Mecânico Socorrista da SOGIL Adroaldo Vicentini.

O Programa Gaúcho Despoluir (programa ambiental do transporte) ocorre desde 2008 e é mantido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (FETERGS), em convênio com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Sobre o Programa

O Despoluir, através da FETERGS, tem realizado, gratuitamente, a aferição dos veículos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Por meio de opacímetros, equipamentos que medem a emissão de gases, as equipes do Programa Despoluir avaliam os veículos de cada empresa. Os dados obtidos, transmitidos para a Confederação Nacional dos Transportes, definem se o ônibus atende os níveis de emissão de gases permitidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Os que são aprovados recebem o Selo Despoluir.

As aferições revelam os estados de manutenção do conjunto dos motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível. Dão, ainda, indicativos para um melhor aproveitamento do combustível, pois quanto mais os veículos poluem, mais combustível consomem.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade