Grandes emoções estão programadas para a noite de hoje, quinta-feira, a partir das 19h30min no tradicional Centro Clube:
“Recortes da Moenda” abre o espetáculo com momento saudosista, quando serão relembradas as músicas que compõem o acervo fonográfico do famoso festival que estará chegando à sua 39ª edição em agosto.
O espetáculo vai colocar no palco as vozes de Victor Hugo, Arison e Emerson,
Odilon Ramos, Samuka do Acordeon, Luiza Barbosa, Shana Muller e Cristiano Quevedo.
Os intérpretes estão acompanhados pelos músicos:
Diogo Barcelos, Germano Reis, Paulinho Monteiro, Sabri Antunes e Diogo Mohr.
Como afirma Carmen Alminhana, “são trabalhos lindos, pela qualidade musical que emocionou e ficaram gravadas na memória de nosso povo.”
PRÉ-40 ANOS DA MOENDA
Logo após ocorrerá o lançamento oficial da 39ª Moenda da Canção, a ser realizada de cinco a sete de agosto no Ginásio Caetano Tedesco, para a qual estão inscritas este ano 1.114 músicas, vindas de todas as regiões do país, havendo a divulgação logo mais à noite, das finalistas. As composições ficaram assim distribuídas:
Moenda da Canção: 924 músicas com letra
15ª Moenda Instrumental: 131 músicas instrumentais
5ª Moendinha: 59 interpretações.
Na oportunidade as canções finalistas estarão sendo divulgadas.
Desde o início do processo, conforme afirma o presidente do evento Nilton Júnior, o corpo de jurados, Adriana Sperandir, Duca Duarte, Lu Schiavo, Rodrigo Bauer e Tiago Ferraz, dedicou-se à escuta atenta de cada obra inscrita. A triagem foi feita na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
APOIO À MULHER
Vivemos em uma época infelizmente marcada por uma verdadeira tragédia no Rio Grande do Sul: o feminicídio.
Conforme o presidente Nilton Júnior, segundo foi apurado, desde 2025 até esta data foram assassinadas 80 mulheres no Rio Grande do Sul.
Além deste número absurdo de assassinatos de mulheres que deixou 116 filhos órfãos, desde o ano passado no Rio Grande do Sul houve 263 tentativas de feminicídio, 18.502 corporais praticadas contra mulheres.
Por isso, esta edição da Moenda é dedicada como total apoio à todas quantas vivem situação de violência doméstica, porque não se pode admitir esta verdadeira chaga social, quando determinados homens não admitem que uma mulher com quem tem relacionamento, por um motivo, ou outro, decide interromper a relação, porque o homem entende que ela é propriedade sua.
TROFÉU MULHER MOENDEIRA
“Inclusive haverá um prêmio chamado Troféu Mulher Moendeira, que será dedicado à mulher que se destacar no palco este ano”, destaca Nilton Júnior.
O evento da noite de hoje é promovido por Diogo Barcelos e Carmen Monteiro, Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa, Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
INGRESSO GRATUITO
O ingresso é gratuito, mas os organizadores pedem que todos levem um quilo de alimento não perecível para doação às famílias em situação de vulnerabilidade.