Sábado último, transcorreu o Dia Nacional do Bombeiro. Para marcar o evento, que foi a culminância de uma semana de visitas ao quartel de Santo Antônio por parte da comunidade, bombeiros e lideranças locais confraternizam na sede do Pelotão local.
Estiveram presentes o presidente da Câmara vereador André Selistre, o secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi, o secretário da Saúde Antônio Selistre, sendo recepcionados pelo tenente Cardoso, comandante local, pelo Major Acunha comandante regional do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, coronel da reserva do CBM Guido, bem como os bombeiros lotados em Santo Antônio e familiares.
O RECONHECIMENTO AO TRABALHO
O Major Acunha, falando à FOLHA PATRULHENSE disse que os bombeiros ficam muito felizes vendo o reconhecimento do seu trabalho. “Sabemos da parceria muito forte com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos da segurança e outras instituições, representando o reflexo de toda a comunidade, para que possamos bem servir à população”.
EXCELÊNCIA DO PELOTÃO LOCAL
O comandante regional do 9º Batalhão do CBM afirma que vê aqui, pessoal treinado, a quantidade e o fluxo de material existente, para dar um bom atendimento. E por isso, o quartel de Santo Antônio foi escolhido para sediar a Força de Resposta Rápida, por ser o local mais estratégico na região entre Mostardas e Torres.
O Major Acunha explica que esta designação é quando o bombeiro tem a resposta a outro bombeiro para qualquer evento, como inundações, incêndios, desmoronamentos, etc.
E frisa: Santo Antônio está entre as duas primeiras unidades mais bem equipadas do Estado. Já o efetivo está em quarto lugar em relação à quantidade.
CORONEL GUIDO
O Coronel Guido, da reserva do CBM lembra a campanha iniciada em 1996 quando ocorreram dois incêndios no mesmo dia na cidade, havendo na época uma mobilização inicial do empresário José Francisco Ferreira da Luz e à noite, em um programa da Rádio Itapuí, intitulado Rádio-Debates, com o apresentador, foi iniciada uma campanha, que teve também o apoio da senhora Zeli Moraes, para sediar um quartel em Santo Antônio, já que a cada sinistro, o município dependia da região e quando os bombeiros chegavam, na maioria das vezes só podiam executar a operação rescaldo, que é a extinção de todos os focos para que o fogo não se alastre.
O coronel se manifesta muito contente em ver o crescimento da unidade local e da qualificação dos nossos bombeiros.
“Hoje Santo Antônio é exemplo para o Rio Grande do Sul de uma comunidade unida que consegue alcançar seus objetivos, sendo na atualidade uma das poucas cidades dispondo de um quartel muito bem equipado na parte de combate a incêndio, salvamentos, ambulância para atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, resgate veicular, sendo um orgulho para comunidade Santo Antônio ter o bombeiro sempre presente”, elogiou o Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar.
TENENTE CARDOSO
O comandante local do CBM SAP não esconde o orgulho de ver a situação hoje do quartel local.
Fazendo questão de mostrar a todos o quanto a unidade local está bem servida em equipamentos e agora com melhor efetivo, mesmo que não seja o ideal, Cardoso, além de comandante, demonstra ser um amigo dos seus comandados.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade