Ana Zenaide fala sobre alegria em ser a Patrona da Feira do Livro

A primeira edição da Feira do Livro pós-pandemia, acontecerá paralelamente à FENACAN em agosto e terá este ano, como patrona a professora e especialista em Folclore, Ana Zenaide Gomes Ourique.
Para Zenaide, o convite à ela feito representa uma grande honra. “Nunca imaginei esta surpresa lembrando quantos já foram homenageados e entre eles ali estavas, Hermogenes. Mas correndo o perigo de esquecer alguns lembro-me de D. Ivone Selistre, D. Regina Barcelos dos Santos, Dr. Silvano Marques, Solange Grandini, Luis Nicanor da Silva, Joelson Machado de Oliveira, Véra Maciel Barroso, Odilon Machado Ramos Daiçon Maciel da Silva, Ana Clara Maciel, Jaime Nestor Müller, D. Iolanda B. Rosa e agora eu entre tantas personalidades. Sou a miudinha! Muita emoção e responsabilidade. Temos cinco Patronos que fazem parte do Instituto Histórico e Geográfico; D. Ivone, Regina, Jaime, D. Iolanda. Motivo que muito me orgulha”.
NOVOS ESCRITORES
Santo Antônio da Patrulha tem sido um verdadeiro celeiro de novos escritores, músicos e poetas. Sobre esse surgimento, a patrona da Feira do Livro afirma: “Nossa terra tem tudo que é bom! Precisamos melhorar cada vez mais nossa autoestima! Bons músicos e bons escritores! São destemidos, fazem crônicas, poesias com dedicação e amor! Não fosse isso, vamos pensar no Poesia na Praça, Suas Excelências e sem numerar escritores com os mais diversos temas. É possível saber? Há um crescimento enorme de escritores experientes, de novos. Esta terra derrama competência, trabalho e doçura!”, exclama a entrevistada.
INTERNET
Com o surgimento da internet, certamente grande parte dos jovens deixam de ler obras físicas, preferindo a comodidade do celular.
Ana Zenaide avalia que esta foi uma mudança enorme para os jovens tendo o celular ali tão próximo e procurar livros para a leitura. “Vejo com esperança na procura de livros pois não fosse isso, as Feiras de Livros já teriam terminado”.
Acredita Zenaide que a pandemia também forçou alguns ajustes, mas não quebrou totalmente o gosto pela leitura do livro físico. “Tenho observado a procura de livros de autoajuda, livros que levam a mudanças de atitudes ou mesmo crônicas curtas que nos levam a reflexões. Há também a vantagem do envolvimento, das letras maiores em troca da tela de computadores e celulares. Grande responsabilidade e habilidades para os professores com os projetos já existentes dos Incentivadores de leitura e uso da biblioteca”.
ADULTOS SEGUEM HÁBITO DA LEITURA
Enquanto a juventude prefere acessar obras através da Internet, os adultos continuam preferindo as obras físicas, pelo prazer que representa, ter um livro em mãos e poder folheá-lo.
A patrona da Feira do Livro salienta que “estes continuam o hábito da leitura. O simples fato de visitar uma livraria, uma Feira já traz uma sensação prazerosa! Podemos mudar o tema da leitura, mas não deixamos de ler”.
Zenaide lembra que “uma das primeiras, se não me engano, ou a primeira livraria que trouxe romances foi em 1961/62 que pertencia a Henrique Machado de Castilhos. O pai comprou toda a coleção dos romances do Cristianismo e eu li todos. Dali comecei meu vício! Hoje muitos autores espetaculares e seguimos com leituras”.
NAS ESCOLAS
No ambiente escolar, afirma Zenaide Gomes Ourique que os professores têm feito o possível para incentivar a leitura de bons livros e criar o hábito da leitura. “No entanto, após pandemia, as atividades mudaram muito e eu admiro cada vez mais esta profissão que fiz parte durante tanto tempo e continuo sendo mesmo aposentada. Como falei acima há o Projeto Incentivadores de leitura. Mais uma vez associo ao valor de bibliotecas, ao trabalho não só dos professores mas uma parceria com os pais. Muitos deles, mesmo sem estudo, fazem um esforço incrível para incentivar os seus filhos à leitura. Pode não ser a maioria. Aos poucos vão se adaptando. Melhora a dicção, raciocínio, interpretações. Por isso, a escola exerce um papel importante para dinamizar o desenvolvimento”.
CONVITE
No encerramento da entrevista, a Patrona da Feira do Livro deste ano convida a todos para o importante evento cultural de 10 a 14 de agosto. “O livro contribui para realizarmos viagens incríveis sem sair de casa, de conhecermos costumes, história de povos, arquitetura, história apenas lendo com atenção. São emoções e idas a lugares fascinantes. Traz realização pessoal, traz melhora em nossas atitudes… Gostaria também de agradecer a ti, Hermogenes por esta oportunidade e agradecer ao Prefeito Rodrigo Massulo, Secretária de Educação Josélia Fraga, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi. Prometo corresponder às expectativas. Deus nos abençoe!”, finaliza a patrona Ana Zenaide Gomes Ourique.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade