Vacinação contra a gripe e o sarampo é antecipada para crianças

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), antecipou e iniciou a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade contra a gripe nesta segunda-feira (25/4). Os trabalhadores da saúde e os idosos com 60 anos ou mais, que começaram a ser vacinados em 4 de abril, seguem aptos a receber o imunizante. “Temos uma rede altamente qualificada, que sempre otimiza a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar, agora com a vacina contra a gripe e o sarampo, atingindo altos índices de vacinação em todo o nosso município”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Nesta primeira etapa, que agora contempla os menores, a aplicação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, mediante a apresentação de documento de identificação e Carteira de Vacinação. Para receber a vacina, a criança deve, ainda, estar acompanhada de um responsável legal.

O horário de vacinação segue de acordo com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs). Cabe salientar, ainda, que a vacina poderá ser administrada simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Na segunda etapa, com previsão de início a partir de 2 de maio até 3 junho, o grupo será ampliado, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações. Serão incluídos gestantes, puérperas , povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), esse grupo iria começar a ser vacinado somente no dia 3 de maio, mas o início foi antecipado devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da ampla vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação.

Vacinação contra o sarampo
Também teve início ontem, a aplicação da vacina para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade contra o sarampo. Nesta primeira fase, a imunização está disponível, apenas para trabalhadores da saúde, também, em todas as unidades de saúde municipais. Os documentos necessários seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade