Semana inicia com ações contra o mosquito da dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí está promovendo ações contra a dengue, durante toda esta semana, em diversos bairros do município. As ações, que têm por objetivo controlar a proliferação e a identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a zika e chikungunya, são realizadas por equipes do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos.

“Nossas equipes realizam trabalho permanente no combate ao Aedes Aegypti. É também fundamental que toda a comunidade faça sua parte, seguindo todas as recomendações preventivas”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Nesta segunda-feira (25/4), Agentes de Combate a Endemias, do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos – Viemsa, realizaram a aplicação de inseticida no bairro São Vicente, onde foram identificados casos suspeitos e confirmados da doença. Nos próximos dias, ações estão sendo planejadas para os bairros Morada do Vale, Bom Sucesso, Parque dos Anjos e Vila Rica. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas.

Além disso, o trabalho de prevenção é feito diariamente pelas equipes da Viemsa, por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e depósitos de material de construção, além do atendimento às denúncias. Para eliminar a proliferação do mosquito, é fundamental a eliminação dos criadouros.

Cuidados simples ajudam a eliminar o risco de focos do mosquito da dengue. Embora o número de casos registrados no município ainda seja baixo, a SMS lembra que é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença.

Cuidados dentro das casas e apartamentos:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Área externa de casas e condomínios:
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade