Semana inicia com ações contra o mosquito da dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí está promovendo ações contra a dengue, durante toda esta semana, em diversos bairros do município. As ações, que têm por objetivo controlar a proliferação e a identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a zika e chikungunya, são realizadas por equipes do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos.

“Nossas equipes realizam trabalho permanente no combate ao Aedes Aegypti. É também fundamental que toda a comunidade faça sua parte, seguindo todas as recomendações preventivas”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Nesta segunda-feira (25/4), Agentes de Combate a Endemias, do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos – Viemsa, realizaram a aplicação de inseticida no bairro São Vicente, onde foram identificados casos suspeitos e confirmados da doença. Nos próximos dias, ações estão sendo planejadas para os bairros Morada do Vale, Bom Sucesso, Parque dos Anjos e Vila Rica. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas.

Além disso, o trabalho de prevenção é feito diariamente pelas equipes da Viemsa, por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e depósitos de material de construção, além do atendimento às denúncias. Para eliminar a proliferação do mosquito, é fundamental a eliminação dos criadouros.

Cuidados simples ajudam a eliminar o risco de focos do mosquito da dengue. Embora o número de casos registrados no município ainda seja baixo, a SMS lembra que é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença.

Cuidados dentro das casas e apartamentos:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Área externa de casas e condomínios:
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade