Fraternidade para avançar mais

Por Ranolfo Vieira Júnior
Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Celebrar o 20 de setembro é falar de orgulho. De virtude. Dos valores que compartilhamos enquanto gaúchos e gaúchas ao longo da história. Hoje falamos de tradição, de pluralidade e, sobretudo, de fraternidade. Das marcas inscritas em nossa bandeira, esta talvez seja a que mais nos distingue.

Somos um povo trabalhador e solidário. Que se une nas batalhas da história, mas também nas lutas do dia a dia. Nosso campo, por exemplo, traduz bem o verso das façanhas que são modelo a toda terra. Lideramos a produção nacional de diversas culturas e rebanhos, com alta qualidade que chega a todo o mundo. Na próxima safra, deveremos chegar a mais de 30 milhões de toneladas colhidas, segundo a Emater.

Mas nossas façanhas vão além do setor primário: na indústria, no comércio e nos ecossistemas digitais, avançamos cada vez mais. Nossa capacidade empreendedora nos coloca como referência, gerando mais empregos e renda. Na inovação, este ano tivemos o primeiro South Summit em Porto Alegre, evento global que ficará no Estado por muitos anos mais.

Uma história construída com fraternidade. Feita com a união do Estado, municípios e iniciativa privada. Juntos, multiplicamos nossa capacidade de trabalho, somamos forças contra os desafios e somos capazes de superar os momentos mais incertos. Exemplo da pandemia, em que a solidariedade dos gaúchos fez a vida prevalecer e a retomada ser possível.

Fomentar esta união e trabalhar pelo diálogo é o que nos move diariamente. Um governo, sozinho, não é capaz de tudo. Com parcerias, cooperação e construção, potencializamos estas forças que fazem parte de nosso DNA, colocando-nos em outros patamares. Destaco a recuperação da capacidade de investimento e a ampla agenda de reformas estruturantes, que transformaram a realidade do Rio Grande do Sul.

Avanços que, como tantos de nossa história, só foram possíveis com este espírito fraterno que nos caracteriza. Neste 20 de setembro, celebremos os valores que nos constituem: o trabalho, a solidariedade, a união e o diálogo. Palavras-chave das façanhas do passado, das conquistas do presente e do futuro que tanto desejamos. Pilares de um Rio Grande melhor, mais forte, desenvolvido e com qualidade de vida para todos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade