Após dois anos de ausência na cancha do Sindicato Rural em Barro Vermelho devido à necessidade de melhorias, mais de 500 laçadores de 43 piquetes de Santo Antônio da Patrulha acorreram neste final de semana ao parque do Sindicato Rural em Barro Vermelho para a abertura e primeiras provas do Campeonato Municipal de Laço num evento promovido pelo CTG Patrulha do Rio Grande, por aquele sindicato em parceria com o CTG Chico Borges e do Piquete de Laçadores Vandi Ribeiro e o importante apoio da prefeitura municipal.
O evento foi aberto pelo prefeito municipal Rodrigo Massulo juntamente com o vice-prefeito Marcelo Gaúcho e com o secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi (Canário).
PRÓXIMAS ETAPAS
Nos dois anos de pandemia o campeonato foi realizado na cancha de Vandi Ribeiro, onde será realizada a segunda etapa do atual campeonato de laço nos dias 8 e 9 de setembro deste ano.
A terceira etapa do campeonato acontecerá em outubro em data a ser ainda definida, mas que será no parque do Sindicato Rural. Tudo vai depender das condições do tempo, já que em seguida chega o período de inverno quando normalmente o tempo se torna instável não se podendo prever com exatidão quando o tempo estará em condições para a realização destas modalidades campeiras.
GOSTO PELO LAÇO
Para Diego Borges, presidente do Sindicato Rural, a expectativa de público para este ano está sendo muito boa com os inscritos manifestando muita vontade de laçar devido ao tempo em que não puderam participar de torneios devido à pandemia.
Já o patrão do Chico Borges Romar Nunes da Silva tem a mesma expectativa demonstrando entusiasmo ao falar sobre os campeonatos de laço, oportunidade em que os participantes demonstram toda a sua perícia.
A mesma expectativa é demonstrada pelo vice-presidente Fernando Missel, outro entusiasta desta modalidade de torneio.
O CULTIVO DA TRADIÇÃO
Por sua vez, o patrão do CTG promotor do evento, Paulo Cezar Souza, afirma que o que está acontecendo é o retorno com força total do cultivo da tradição após dois anos de ausência do campeonato em virtude das melhorias que eram necessárias no parque em Barro Vermelho. Já no ano passado aconteceu o Rodeio e a presença de público mostra o quanto as pessoas se sentiam carentes pela falta destes eventos que geralmente levam grande público que apreciam os campeonatos de laço.
Cézar destaca a sadia rivalidade entre os piquetes com cada participante demonstrando sua habilidade no manejo do laço.
A próxima etapa, como foi dito no começo da matéria, será na cancha de Vandi Ribeiro onde o campeonato estava sendo realizado nos dois últimos anos.