Vacinação de idosos a partir de 85 anos contra a Covid-19 deve começar na quarta

A Secretaria Municipal da Saúde (SM) de Gravataí espera receber, até a tarde desta terça-feira, 9, cerca de duas mil novas doses da vacina contra a Covid-19. Desta vez, o público-alvo são os idosos com idade a partir de 85 anos e pessoas acamadas cadastradas na rede municipal de saúde. Até agora, 2.797 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, sendo 277 idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e o restante, profissionais da área da saúde das redes pública e privada. Ao todo Gravataí recebeu até o momento 6.050 doses, divididas para as duas aplicações necessárias para se atingir a imunização.

Neste momento, a Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa) está agendando e realizando a imunização de profissionais da área da saúde da rede privada, sejam eles autônomos ou ligados a empresas da área. Além disso, idosos residentes de ILPIs que, por algum motivo não puderam ser vacinados no início da campanha, tiveram as suas doses guardadas e também estão sendo imunizados. Para mais informações os canais disponíveis são sms.imunizacao@gravatai.rs.gov.br ou 3600-7343.

Como será realizada a vacinação dos idosos

Segundo a coordenadora da Viemsa, Vanessa dos Santos Prates, a vacinação para idosos com 85 anos ou mais, que se inicia nesta quarta-feira, 10, deverá ocorrer em algumas unidades de saúde. Os locais serão escolhidos de acordo com a quantidade de idosos por região e serão divulgados até o final desta terça-feira. “Por conta do baixo quantitativo de doses que receberemos neste momento, não será possível disponibilizar em todas as unidades de saúde. Sendo assim, receberão as vacinas aquelas que forem estratégicas, no ponto de vista de mobilidade, para atingirmos o público-alvo desta etapa”, explica.

Sobre os acamados, Vanessa destaca que a secretaria já possui um levantamento deste público.
“Por conta disso, entraremos em contato com as famílias para agendarmos a imunização domiciliar”, destaca a coordenadora, lembrando que aqueles que tiverem alguma dúvida nesse sentido, podem entrar em contato pelo telefone 3600-7749.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade