Um mutirão pela visão das crianças de Gravataí

Uma boa visão é fundamental para crianças, principalmente, em idade escolar. Pensando nisso, o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia esteve à disposição de 60 pacientes pediátricos durante o último sábado (31/7) no Hospital Dom João Becker. O mutirão foi uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Gravataí e que, também, contou com o apoio da empresa Essilor, fabricante de lentes, que doou os óculos para as crianças atendidas.
O prefeito Luiz Zaffalon enalteceu a ação, que ajuda a diminuir a demanda reprimida por consultas oftalmológicas. “Essa criançada nota a deficiência visual em sala de aula e as famílias, muitas vezes, não têm condição de comprar um óculos. Muito importante a nossa parceria com a Santa Casa, identificando e atendendo esse público”, afirmou Zaffa. Segundo ele, é possível alinhar, ainda para esse semestre, mutirões de outras especialidades. Além do prefeito, a ação contou com a visita do vice-prefeito Dr. Levi Melo, do secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, e do presidente da Câmara Municipal, Alan Vieira.

Ao longo do dia, cinco oftalmologistas se revezaram no atendimento, realizando consultas completas que incluem anamnese (entrevista) e exames, com ou sem dilatação de pupila. “É muito gratificante poder contribuir para a prevenção e para o tratamento de doenças oculares em crianças. Afinal, o diagnóstico precoce pode ser decisivo para evitar o agravamento de muitas condições nos pequenos”, ressaltou o chefe do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Alexandre Marcon. Os pacientes com indicação já eram encaminhados para confecção dos óculos no próprio local.

Para a diretoria do hospital, a iniciativa mostra o impacto positivo que a união entre instituição de saúde, poder público e iniciativa privada podem provocar em uma comunidade. “Trouxemos 60 pacientes do Sistema Único de Saúde que aguardavam por uma consulta e que vão receber seus óculos de maneira gratuita. Não há dúvidas de que essa ação tem cunho social de grande relevância”, afirmou o superintendente do Dom João Becker, Dr. Antônio Weston.

Uma das atendidas foi Kaylane Alves, de 8 anos de idade. De acordo com mãe, Kelen Alves, tanto o processo de marcação quanto a consulta atenderam plenamente as necessidades de sua filha. “Tivemos um ótimo atendimento. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, comentou. Essa foi a primeira consulta de Kaylane com um oftalmologista.

Além da coordenação de Alexandre Marcon, a equipe do mutirão oftalmológico foi formada pelos médicos Jiao Fang, Nessana Neubauer, Samara Marafon, Matheus Cruz e Maiara Vendramin, além dos grupos de enfermagem e da área administrativa do Dom João Becker. Um novo mutirão de consultas oftalmológicas deve ocorrer em dezembro.

Os olhos das crianças
De acordo com Alexandre Marcon, os principais problemas oftalmológicos nos pequenos são miopia e hipermetropia, com ou sem astigmatismo. Muitas crianças com dificuldades e que não usam óculos podem ter desempenho escolar atrasado e apresentar cefaleia (dor de cabeça). Também correm o risco de não ter a visão completamente desenvolvida. Por isso, iniciativas como o mutirão são de grande importância. “O olho precisa enxergar bem para estimular as partes do cérebro responsáveis pela visão. Se isso não ocorrer de maneira adequada nos primeiros anos de vida, será irreversível no futuro”, afirmou.

Segundo o oftalmologista, no momento há uma grande incidência de miopia no mundo, devido à pouca atividade das crianças ao ar livre em conjunto com uso excessivo da visão para perto. “As telas dos eletroeletrônicos, que já eram problema antes da pandemia, com as aulas on-line se tornaram ainda mais nocivas para a visão das crianças”, complementou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade