Ultramaratonista patrulhense vence competição em Montevidéu

Se você costuma caminhar no Loteamento Cidade do Futuro entre 18h30min e 19 horas, já está acostumado a ver um homem correndo. E pelo seu desempenho, logo verá que se trata de um atleta de alto rendimento.
Ele é Tiarles Santos, um ultramaratonista que já conquistou vários títulos nos lugares onde compete.
QUEM É ELE
Com 41 anos de idade, natural de Catanduvinha, divorciado e pai de três filhos, dois dos quais, morando com ele, Tiarles começou a gostar de corridas há doze anos. E nunca mais parou.
Além de melhorar a sua saúde, ele tem o prazer de competir com outros profissionais e seguidamente sobe ao pódio para receber o reconhecimento de organizadores e público nos eventos.
Em maio de 2021, o ultramaratonista participou da maratona Caminhos de Caravaggio, 217 km na Serra Gaúcha, onde sagrou-se vice-campeão.
Tiarles conta que existem três modalidades:
Provas de estrada e montanha, quando ele sai de um lugar e chega em outro, provas em circuito de voltas e provas em pista oficial de Atletismo sendo as duas últimas que valem para o índice de convocação para seleção brasileira.
Índice que Tiarles tem para representar Santo Antônio da Patrulha e o Brasil em 2022.
EM MONTEVIDÉU
Nos dias 22 e 23 de janeiro deste ano, Tiarles disputou em Montevidéu da Ultranight 12 horas. E teve a alegria de, disputando com uruguaios, argentinos e colombianos, conquistar o primeiro lugar, depois de correr 123 km.
Mas ele tem um foco, sempre que participa dessas corridas: O Sulamericano a ocorrer em setembro deste ano em São Paulo, onde pretende correr 230 km, para atingir o índice necessário a fim de disputar, em 2023 o mundial na China.
PATROCÍNIO E APOIADORES
Antes, corria somente pelo prazer de participar. E nos eventos dos quais participa, não tem premiação em dinheiro.
Mas agora ele está com o patrocínio de Rapaduras Guimarães e conta com o apoio de Mania de Loja, Restaurante Seleção Patrulhense (Osório), Academia W11 onde faz seus treinamentos e Magna Cosma, onde trabalha durante o dia.
TREINAMENTO PERMANENTE
Tiarles, além do trabalho, tem uma rotina de treinamentos. Treina corrida nos sete dias da semana no Loteamento Cidade do Futuro perto da FURG e semanalmente em duas vezes faz reforço muscular na W11. E para completar, nos finais de semana, como as competiçõs são em pista de corridas e aqui não existe similar, ele vai até Osório onde treina em ambiente que simula uma pista de corridas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade