Ultramaratonista patrulhense vence competição em Montevidéu

Se você costuma caminhar no Loteamento Cidade do Futuro entre 18h30min e 19 horas, já está acostumado a ver um homem correndo. E pelo seu desempenho, logo verá que se trata de um atleta de alto rendimento.
Ele é Tiarles Santos, um ultramaratonista que já conquistou vários títulos nos lugares onde compete.
QUEM É ELE
Com 41 anos de idade, natural de Catanduvinha, divorciado e pai de três filhos, dois dos quais, morando com ele, Tiarles começou a gostar de corridas há doze anos. E nunca mais parou.
Além de melhorar a sua saúde, ele tem o prazer de competir com outros profissionais e seguidamente sobe ao pódio para receber o reconhecimento de organizadores e público nos eventos.
Em maio de 2021, o ultramaratonista participou da maratona Caminhos de Caravaggio, 217 km na Serra Gaúcha, onde sagrou-se vice-campeão.
Tiarles conta que existem três modalidades:
Provas de estrada e montanha, quando ele sai de um lugar e chega em outro, provas em circuito de voltas e provas em pista oficial de Atletismo sendo as duas últimas que valem para o índice de convocação para seleção brasileira.
Índice que Tiarles tem para representar Santo Antônio da Patrulha e o Brasil em 2022.
EM MONTEVIDÉU
Nos dias 22 e 23 de janeiro deste ano, Tiarles disputou em Montevidéu da Ultranight 12 horas. E teve a alegria de, disputando com uruguaios, argentinos e colombianos, conquistar o primeiro lugar, depois de correr 123 km.
Mas ele tem um foco, sempre que participa dessas corridas: O Sulamericano a ocorrer em setembro deste ano em São Paulo, onde pretende correr 230 km, para atingir o índice necessário a fim de disputar, em 2023 o mundial na China.
PATROCÍNIO E APOIADORES
Antes, corria somente pelo prazer de participar. E nos eventos dos quais participa, não tem premiação em dinheiro.
Mas agora ele está com o patrocínio de Rapaduras Guimarães e conta com o apoio de Mania de Loja, Restaurante Seleção Patrulhense (Osório), Academia W11 onde faz seus treinamentos e Magna Cosma, onde trabalha durante o dia.
TREINAMENTO PERMANENTE
Tiarles, além do trabalho, tem uma rotina de treinamentos. Treina corrida nos sete dias da semana no Loteamento Cidade do Futuro perto da FURG e semanalmente em duas vezes faz reforço muscular na W11. E para completar, nos finais de semana, como as competiçõs são em pista de corridas e aqui não existe similar, ele vai até Osório onde treina em ambiente que simula uma pista de corridas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade