Termo de instalação da nova Central de Polícia é assinado

Um momento histórico na área de segurança pública para Gravataí e Região Metropolitana foi registrado na manhã desta quarta-feira (30/3), no gabinete do prefeito Luiz Zaffalon, com a assinatura do termo de cooperação para a instalação da Central de Polícia de Gravataí, em um novo prédio, na Avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente. Assinado pelo prefeito e pela chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor, a nova sede vai abrigar a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a Delegacia da Mulher, o Departamento de Homicídios e a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, além de espaço para um posto de identificação, vinculado ao Instituto de Identificação, que é um órgão do Instituto Geral de Perícias.

Além da locação, a prefeitura custeou toda a reestruturação do prédio, que também receberá o aporte de R$ 300 mil da Câmara de Vereadores, conforme anúncio feito durante a solenidade pelo vereador Roger Corrêa (PP). A delegada Nadine ressaltou a importância da parceria e o empenho do prefeito Zaffalon para consolidar a transferência. “É um momento muito feliz para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Um sonho sendo realizado, porque se trata de uma das nossas regionais mais importantes”, observou a delegada.

Ela relembrou das condições precárias do prédio onde funcionava a 1ª Delegacia Regional Metropolitana (DRM), da qual foi titular, em 2005. “Retornando ao local, vi que a cama e o colchão usados por mim ainda eram os mesmos”, disse. “Era um sonho desde 2019 e agora se torna concreto graças ao trabalho de muitas mãos”, finalizou a chefe de Polícia.

O prefeito Zaffalon recordou de uma recente conversa que tivera com a delegada Nadine durante um programa de televisão, em Porto Alegre, sobre um documento que faltava, por parte do Estado. “Um dia depois, a delegada me mandou o documento, confirmando a devolução do prédio onde hoje funciona a 1ª Delegacia de Polícia (DP), na Rua Carlos Linck, no Centro”, afirmou o prefeito. No local, a Prefeitura irá construir um amplo complexo de saúde, que inclui a UBS Centro e a Farmácia Municipal.

“A população vai se sentir melhor atendida ao entrar em um prédio moderno, sem aquela cena de homens algemados na frente”, ressaltou Zaffalon, se referindo à nova Central de Polícia. O prefeito enfatizou a importância da parceria entre os órgãos de segurança do Estado e a Guarda Municipal, que resulta em mais segurança para a cidade: “A parceria que temos junto com a Guarda, Brigada e a Polícia Civil nos levou à condição da terceira cidade do Estado que mais baixou no índice de criminalidade”.

A transferência dos órgãos da Polícia Civil para o novo prédio havia sido anunciada em dezembro de 2020 pelo prefeito Marco Alba, após reunião com a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, a delegada Adriana Regina da Costa, da inspetora Tatiana Giulian e do diretor da Primeira Delegacia de Polícia Metropolitana, Juliano Ferreira. Na ocasião, foi apresentado o projeto para a instalação da central.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade