SOGIL e Coral Carlos Bina completam 22 anos de parceria

Nesta sexta-feira, 26 de novembro, a SOGIL e o Coral Carlos Bina completam 22 anos de parceria. Tão conhecido em Gravataí e prestigiado por diversas entidades na cidade e no Estado, o Coral teve o início das suas atividades em maio de 1996. Contudo, em julho de 1999 a direção da SOGIL assistiu a uma apresentação do Coral da Escola Carlos Bina no aniversário do então prefeito de Gravataí, Daniel Bordignon. Encantados com a iniciativa, os então diretores Sérgio Tadeu Pereira e José de Jesus Teiga Júnior decidiram, tempo depois, patrocinar o grupo, que passou a chamar-se Coral Carlos Bina SOGIL.

Na época, como primeira medida de auxílio, foi contratado o músico Roberto Velho Costa, o Tião, que acompanha o Coral desde então. Com o incentivo da SOGIL, o grupo passou a contar com recursos materiais, financeiros e, claro, de transporte, que qualificaram imensamente o projeto iniciado pela escola. De lá pra cá, já são mais de duas décadas de muita parceria, promovendo a cultura local e integrando a comunidade e a iniciativa privada.

Diminuindo a exclusão social

Para a regente do Coral, Lígia Ramos, a parceria com a SOGIL representa, entre outras coisas, a diminuição da exclusão social dos participantes do projeto. “Sempre que alguém me questiona sobre a parceria, o primeiro sentimento que me vem à cabeça é gratidão. Quando começamos, o Coral era um projeto pequeno, que tinha só três anos. Se hoje estamos nos mantendo e conseguindo ter essa visibilidade tão boa, envolvendo milhares de crianças e jovens, é porque existe essa parceria. Não tenho a menor dúvida. Se não fosse a SOGIL, ou o Coral não existiria ou seria um projeto ainda muito tímido”, disse Lígia.

Atualmente, o Coral Carlos Bina SOGIL possui 60 integrantes, que retornaram às apresentações presenciais em agosto. Porém, os ensaios dos estudantes ainda ocorrem em pequenos grupos, para evitar aglomerações. Durante o ano passado, o Coral atuou de forma remota, com cada integrante gravando a sua parte nas canções de suas respectivas casas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade