SOGIL e Coral Carlos Bina completam 22 anos de parceria

Nesta sexta-feira, 26 de novembro, a SOGIL e o Coral Carlos Bina completam 22 anos de parceria. Tão conhecido em Gravataí e prestigiado por diversas entidades na cidade e no Estado, o Coral teve o início das suas atividades em maio de 1996. Contudo, em julho de 1999 a direção da SOGIL assistiu a uma apresentação do Coral da Escola Carlos Bina no aniversário do então prefeito de Gravataí, Daniel Bordignon. Encantados com a iniciativa, os então diretores Sérgio Tadeu Pereira e José de Jesus Teiga Júnior decidiram, tempo depois, patrocinar o grupo, que passou a chamar-se Coral Carlos Bina SOGIL.

Na época, como primeira medida de auxílio, foi contratado o músico Roberto Velho Costa, o Tião, que acompanha o Coral desde então. Com o incentivo da SOGIL, o grupo passou a contar com recursos materiais, financeiros e, claro, de transporte, que qualificaram imensamente o projeto iniciado pela escola. De lá pra cá, já são mais de duas décadas de muita parceria, promovendo a cultura local e integrando a comunidade e a iniciativa privada.

Diminuindo a exclusão social

Para a regente do Coral, Lígia Ramos, a parceria com a SOGIL representa, entre outras coisas, a diminuição da exclusão social dos participantes do projeto. “Sempre que alguém me questiona sobre a parceria, o primeiro sentimento que me vem à cabeça é gratidão. Quando começamos, o Coral era um projeto pequeno, que tinha só três anos. Se hoje estamos nos mantendo e conseguindo ter essa visibilidade tão boa, envolvendo milhares de crianças e jovens, é porque existe essa parceria. Não tenho a menor dúvida. Se não fosse a SOGIL, ou o Coral não existiria ou seria um projeto ainda muito tímido”, disse Lígia.

Atualmente, o Coral Carlos Bina SOGIL possui 60 integrantes, que retornaram às apresentações presenciais em agosto. Porém, os ensaios dos estudantes ainda ocorrem em pequenos grupos, para evitar aglomerações. Durante o ano passado, o Coral atuou de forma remota, com cada integrante gravando a sua parte nas canções de suas respectivas casas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade