No último domingo (5/6), o prefeito Luiz Zaffalon recebeu em seu gabinete o senador Luis Carlos Heinze acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, vereador Roger Corrêa. A visita ocorreu antes do almoço da Festa do Divino e tratou, entre outros temas, sobre assuntos referentes à saúde municipal, como a ampliação do custeio federal para as unidades de pronto atendimento (UPAs).
“Pedimos apoio ao senador para viabilizarmos os R$ 10 milhões de custeio, referentes ao processo de qualificação das UPAs, já aprovado no Ministério da Saúde, restando apenas a publicação da portaria de custeio, por parte do ente federal”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
De acordo com o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a necessidade desse encaminhamento pelo Ministério da Saúde justifica a necessidade de recebimento dos valores, visto que o município custeia, quase integralmente, as duas UPAs. Cerca de 80% do custeio das duas unidades é suportada com recursos municipais.
“Então, a vinda do senador Heinze é de fundamental importância para que auxilie o nosso município, junto ao Ministério da Saúde e no Ministério da Casa Civil, para o recebimento deste aporte financeiro”, complementou o vice-prefeito.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Bruno Palaver, o secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, e o vereador Evandro Coruja.
UPAs
Gravataí conta com duas unidades de pronto atendimento (UPAs): a UPA Abílio Alves dos Santos, localizada na margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e a UPA Moisés Eli Magrisso, localizada na margem da ERS-020, na região das Moradas do Vale. Juntas, as duas unidades atendem mais de 15 mil pessoas por mês, garantindo um serviço qualificado na prestação de serviços aos munícipes.