Programação, organizada pelas Irmãs TM em parceria com outros projetos de Gravataí, está prevista para os dias 20 e 21 de agosto
Priscila Milán
Em alusão ao Dia Estadual do Patrimônio (17 de agosto), o coletivo Irmãs TM (criado pela museóloga Helena e a artista visual Carolina Thomassim Medeiros) vai desenvolver uma programação especial, com o apoio de outros projetos da área cultural. A primeira atividade será o webinário Patrimônio em Gravataí: Pesquisas e Publicações, no dia 20 de agosto, às 9h. A transmissão, de aproximadamente duas horas, será feita pelo canal Projetos Culturais Irmãs TM no YouTube.
Até o momento, estão confirmadas as participações de artistas responsáveis pelas iniciativas Gravataí – entre anjos e gravatás, Cidade Histórica, Rota dos Quilombos, Gravataí Açoriana, Gravataí para Crianças e Olhos de Anastácia. Após as apresentações dos trabalhos ocorrerá um bate-papo. “O intuito é estimular que, cada vez mais, a população conheça estas histórias e seja capaz de identificar e promover o patrimônio material e imaterial da cidade”, explica Helena.
No dia 21 de agosto, às 14h30, será realizada a Caminhada Cultural, um circuito de aproximadamente três quilômetros no qual os participantes vão passar por locais relacionados à história do município e situados no Centro. O ponto de partida será o Colégio Barbosa Rodrigues (Av. José Loureiro da Silva, 1955). O trajeto também incluirá paradas para breve apresentação da Capelinha, Quiosque da Cultura, Biblioteca Pública Monteiro Lobato, Casa dos Açores, Fonte do Forno, Igreja Matriz, Prefeitura e Colégio Dom Feliciano. O ponto final do percurso a pé será o Museu Agostinho Martha, fechado para reformas. A caminhada será guiada pelos professores de História Marlí e Nestor Medeiros. Em caso de chuva, os promotores do evento vão apresentar os espaços em uma transmissão pelo YouTube.