Aluna do Senac Gravataí representa cidade em competição regional de educação

Paolaine Alves de LIma disputará as Competições Senac na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social

O Senac Gravataí terá uma representante na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional. Entre os dias 15 e 19 de agosto, a aluna Paolaine Alves de Lima, 19 anos, representará a escola na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social. Ela irá disputar uma vaga para a etapa nacional das Competições com estudantes de outras unidades do Senac, e os vencedores (1°, 2° e 3° lugares) serão anunciados durante a cerimônia de premiação, na noite do dia 19 de agosto.

Neste ano, as Competições Senac de Educação Profissional ocorrem em duas etapas: de 15 a 19 de agosto, o Senac Canoas será a sede da disputa nas ocupações Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Florista. Já entre 22 a 26 do mesmo mês, será a vez do Senac Bento Gonçalves receber a disputa das ocupações de Cozinha, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. No total, serão 53 competidores, 27 escolas participantes de 24 cidades almejando a vaga para a etapa nacional, nas suas respectivas ocupações.

Durante o torneio, a representante de Gravataí fará provas que simulam situações reais do Cuidados de Saúde e Apoio Social. Algumas provas também apresentam elementos surpresa. Ela e os demais competidores da ocupação serão avaliados por docentes da área de Saúde por quesitos como organizar e gerenciar o processo de trabalho em assistência de saúde; estabelecer estratégias de comunicação na assistência de saúde; identificar e resolver problemas durante a assistência de saúde; avaliar e planejar o cuidado ao cliente de saúde; implementar práticas de prestação de cuidado ao cliente; avaliar a assistência de saúde prestada ao cliente, entre outros critérios.

Para a aluna Paolaine Alves de Lima, participar das Competições é uma oportunidade única. “Eu decidi entrar para as competições pois vi uma oportunidade única de conseguir aprender ainda mais na área que será minha futura profissão. Hoje vejo que fiz a escolha certa, já que as experiências que estou vivendo neste processo estão sendo muito mais do que pensei que seriam. As amizades feitas, as trocas de conhecimento estão sendo momentos que irei levar para sempre comigo. Agradeço a todos que fazem parte das competições. É um projeto lindo, muito bom e importante para o desenvolvimento pessoal do competidor, em especial agradeço ao Senac Gravataí por estar me proporcionando experiências incríveis”, declara.

Caso vença a etapa regional na sua ocupação, a aluna receberá treinamento diário na área da ocupação em que disputa, bolsa de estudos do Senac-RS para aprofundar seus conhecimentos, remuneração com uma bolsa salário mensal, possibilidade de viagens nacionais e internacionais, submetendo-se a simulados e provas com alunos de outros estados e até mesmo de outros países. Os vencedores deste ciclo participarão da etapa nacional das Competições Senac que será realizada no próximo ano. Então, os primeiros colocados da etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França, em 2024.

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade