Samuka assume Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

Nas férias do titular Cássius Peixoto, está assumindo interinamente a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente o vereador Samuel Souza.
Esta é a segunda vez na atual administração, que ele assume uma secretaria do governo municipal. Conforme afirmou à reportagem da FOLHA PATRULHENSE, Samuca disse ter sido convidado pelo prefeito Rodrigo Massulo por ter acesso a secretaria e também ter o reconhecimento do prefeito do seu dinamismo e vontade de trabalhar. “É um novo desafio pessoal. Teremos muito trabalho pela frente e dar continuidade nos projetos. Trabalharei o quanto for preciso para corresponder à confiança depositada pelo prefeito”, disse ele
Para Samuel Souza assumir aquela Pasta representa o: desejo de continuidade do trabalho à frente daquela secretaria em contemplar os mais diversos segmentos para atender às necessidades de ampliação e desenvolvimento das atividades da agricultura e meio ambiente no município.
A respeito do constante descarte de lixo junto às rodovias, sejam elas, asfaltadas, ou de chão batido, Samuca disse que a secretaria já desenvolve um trabalho sobre o descarte do lixo, tanto na sede como no interior e no Balneário da Lagoa dos Barros. “Acredito que temos que conscientizar também a população com o descarte correto do seu lixo, com campanhas e o uso das mídias que hoje fazem parte do nosso dia a dia. Só assim, aos poucos, teremos um resultado positivo, mas isso é um trabalho a longo prazo”.
AGRICULTURA
Já em relação a agricultura, indagado sobre o potencial dos nossos prequenos, médios e grandes produtores e o; constante aumento dos insumos, o secretário afirmou que o gerenciamento da propriedade é um desafio diário. “É fundamental realizar o levantamento do custo de produção, pois isso impacta na tomada de decisões e norteiam os investimentos para melhoria da produção.
Diversos fatores forçaram o aumento nos preços dos insumos agrícolas. A valorização do dólar em relação ao real, o custo de matérias-primas para a produção e transportes. Os preços dobraram em relação há anos anteriores, e cada vez mais está difícil para produzir, e esta situação é enfrentada por praticamente todos que vivem da agricultura”.
EMPRESA NO SUSAF
Um outro fato importante citado pelo secretáqrio foi registrado no sábado dia dois, quando a empresa D’Frios anunciou a adesão de seus produtos ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). “Com isso, a empresa passa a ser a primeira do município a portar o selo SUSAF, que permite a comercialização de seus produtos em todo o estado do Rio Grande do Sul, resultado de um trabalho em parceria com a secretaria”.
FOMENTO ÁS ATIVIDADES PRODUTIVAS RURAIS
Afirmou também que a feira do peixe acontecendo nos próximos dias, mais o projeto da Lagoa sem Lixo Lagoa de Luxo, trinta e um produtores e produtoras rurais de Santo Antônio da Patrulha, em situação de vulnerabilidade, estão sendo beneficiados pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais do governo federal, Departamento dos Resíduos Sólidos (DRS) da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, está levando adiante o projeto ReciclaSAP, que prevê a gestão dos resíduos sólidos no âmbito do município, somente neste ano nossa cidade foi comtemplada com com dez microaçudes e poderíamos citar aqui muito mais. A coleta seletiva de resíduos sólidos já é uma realidade em toda a zona urbana de Santo Antônio da Patrulha, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos gerados pela população. Isso demonstra que a secretaria vem numa crescente. “Eu, enquanto legislador municipal, me reservo em cada vez mais incentivar, apoiar no que for possível, e aprovar o que for necessário, dentro da legalidade obviamente, para continuar crescendo e desenvolvendo. Eu quero acreditar que os meus colegas também possuem este espírito de que a nossa cidade vem mudando, para melhor”.
AGRADECIMENTO
Por fim o secretário Samuel Souza agradece à confiança nele depositada pelo prefeito Rodrigo Massulo, o seu vice Marcelo Gaúcho, ao seu partido e a bancada do PTB, aos seus colegas e sua família que com certeza é a minha base. Dizer que neste período estarei à frente de uma das mais importantes secretarias da administração”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade