Rotary funda Associação de Pais de Autistas de Santo Antônio da Patrulha

O Rotary Club de Santo Antônio, através da sua Presidente Isabel Cristina Ramos de Oliveira Fernandes, numa reunião na Câmara de Vereadores mobilizou pais e mães de autistas, em prol da constituição da Associação de Pais de Autistas de Santo Antônio da Patrulha.
O encontro aconteceu nesse sábado (13), na sede do Legislativo Municipal tendo como mentora, a Presidente Isabel Cristina, que assistiu uma palestra interclubes, via aplicativo zoom, promovida em comemoração aos 11 anos de criação do RC Porto Alegre Jardim Planalto e mais oito clubes de Rotary, inclusive, o de Santo Antônio da Patrulha, tratando das “Políticas Públicas para pessoas com Autismo: Conquistas e Desafios” ministrada, pela Companheira de Rotary Luciana Mendina, do RC Porto Alegre Nordeste e coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasileiro – MOAB.

COMO SURGIU A INICIATIVA
Isabel havia tomado conhecimento, de que na Câmara de Vereadores tramitavam dois projetos de lei de autoria do Vereador Gabriel Menezes Dietrich (MDB) sobre o TEA, detecção e tratamento precoce, projetos estes já aprovados por aquela Casa Legislativa. O vereador, prontamente passou à condição de mobilizador para formação desta associação, por reconhecê-la como via de efetivação das políticas públicas já existentes e de legislador das que ainda precisam ser criadas. Ele agradeceu o engajamento do RC de Santo Antônio nesta luta que disse ser de todos os patrulhenses por uma causa tão nobre.
A presidente do Clube Isabel iniciou a mobilização, para a criação e fundação de um grupo de apoio que pudesse oferecer, entre outras ações, apoio técnico e psicológico especializado, arregimentar forças e criar novas possibilidades de conhecimento sobre esse transtorno, com objetivo de disseminar informações, conhecimentos e a diminuição de preconceitos em relação ao Autismo.
Aproximadamente 30 pessoas presentes à reunião, ouviram atentamente Luciana Mendina, coordenadora do MOAB prestando importantes esclarecimentos sobre as políticas públicas para pessoas com autismo, suas conquistas e desafios. Identificou algumas das ações que a associação constituída pode protagonizar e orientou o processo de constituição da entidade.

RELATOS DE FAMILIARES
Familiares relataram vivências de angústia, solidão e negação e da grandiosidade do amor e progressos obtidos, o que os motiva a formarem a associação pela da busca de qualidade de vida para todos os envolvidos com este tipo de transtorno. Esclareceram quanto aos planos de saúde e atendimento especializado, lembrando que o TEA — é um transtorno do desenvolvimento que leva a comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos e geralmente aparece até os 3 anos de vida, podendo ser controlado a ponto de pacientes e familiares levarem uma vida normal.

FUNDAÇÃO
Ao final deste encontro, foi definida a fundação da Associação dos Pais e Filhos de Autistas de Santo Antônio da Patrulha com a elaboração da ata de fundação e lista de presença, com a participação fundamental das rotarianas Isabel Cristina Ramos de Oliveira Fernandes, Joseane Freiberger Gil, Marilene Gomes dos Santos, Silvia Mendes, Lézia Maria da Silva, Vereador Gabriel Menezes Diedrich, a Coordenadora do MOAB – Luciana Mendina e Patrícia Sanberg, vice-coordenadora do MOAB-RS. Luciana Mendina, agradeceu à Presidente do Rotary por abraçar a causa e a disponibilidade em organizar o encontro e ao Vereador Gabriel por idealizar as leis que beneficiarão a todos.
Este é o trabalho social do Rotary, escutando as comunidades, buscando contatos e trazendo soluções; trabalho realizado com muito amor nas aspirações mais básicas da sociedade, criando novas oportunidades, alcançando lugares onde, muitas vezes o Poder Público não consegue chegar, sempre com o firme propósito de fazer o bem, sem olhar a quem.

Texto: Alexandre Fernandes com complemento da redação
Fotos: Alexandre Fernandes/Rotary Club

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade