Milhares de romeiros se deslocaram até ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas em Alto Caraá na tradicional romaria cuja programação teve início no dia 18 finalizando ontem, quarta-feira da padroeira do município de Caraá.
Durante todo o período, como já é tradicional, houve missas diárias celebradas por diversos sacerdotes, sendo que no sábado e no domingo (24 e 25), o bispo diocesano dom Jaime Pedro Kohl se fez presente, sendo que domingo ocorreu a tradicional procissão.
O bom tempo favoreceu que milhares de romeiros fizessem o percurso à pé, a maioria, partindo de Santo Antônio da Patrulha e de Osório.
No domingo, um grupo de cavaleiros também se deslocou até a romaria.
Conforme a Brigada Militar, que juntamente com o Comando Rodoviário da Brigada Militar que utilizou inclusive quatro motocicletas e o Corpo de Bombeiro Militar que colocou uma ambulância Resgate para atendimento aos peregrinos, na madrugada de sábado para domingo, foram anotados mais de 3 mil devotos passando pelo centro de Caraá à pé em direção ao Santuário.
Uma equipe de seguranças orientou os romeiros na chegada ao Santuário.
Dentro da igreja, padres, além das missas, ouviram confissões e deram bênção aos devotos.
Em um altar campal existente na frente do Santuário, também foram celebradas missas com numerosos fiéis presentes.
A empresa Sudeste fez o transporte de pessoas que desejavam ir até ao local.
Esta foi a 131ª edição da Romaria, cuja devoção teve início na pequena cidade de Treviglio (Itália) depois que moradores ficaram temerosos de uma possível invasão armada em 1522, recorreram à Nossa Senhora das Lágrimas, cuja imagem existente na igreja daquela localidade, verteu lágrimas, o que fez com que o general Leclerc, se convertesse, depositando as armas, o que salvou a cidade e seus habitantes.
Conforme a Diocese de Osório, foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX, trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposa prometeu que se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada a Nossa Senhora das Lágrimas. O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto Caraá.
Nesta segunda-feira (26) à noite era muito grande o movimento junto ao Santuário.