Revitalização do Centro e Novo Distrito Industrial são destaques na reunião do Codes

O novo Distrito Industrial, a reorganização do antigo Distrito e a revitalização do Centro de Gravataí estiveram entre as pautas apresentadas pelo prefeito Luiz Zaffalon durante a segunda edição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de 2022, promovido no teatro do Sesc, nesta quarta-feira (11/5). Segundo Zaffalon, estes projetos serão fundamentais para dar espaço aos novos negócios que almejam crescer, mas sem desassistir a antiga economia, que tem papel fundamental na cidade.

Em relação ao Centro, Zaffa citou a importância de revitalizar esta região da cidade, que há muitos anos não recebe melhorias. “Precisamos disponibilizar um ambiente para que os gravataienses possam ter momentos de lazer na região central, por isso, estamos reunindo o secretariado para discutir projetos que possam ser implementados, como uma rua coberta e um espaço destinado a eventos”, destacou o prefeito.

Durante a reunião do conselho, Zaffalon também anunciou a criação de um projeto voltado à execução de políticas para os idosos, o foi divulgado, ontem, em uma reunião. Os destaques ocorreram em meio às apresentações das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), que apresentaram um parecer do governo, em prol da Inovação e do Turismo.

Startups: a nova economia

Na apresentação da SMICT, Selma Fraga destinou grande parte do seu tempo para dar voz a algumas das startups que tiveram acesso às políticas públicas do governo municipal. Gravataí é destaque tanto em projetos quanto no ambiente regulatório, o que foi ressaltado por cada um dos seis negócios que apresentaram-se em torno de cinco minutos.

Na ocasião, o CEO da BestLink, Rafael Hübler, ressaltou que as ações da prefeitura em prol das startups foram peças chave para ele seguir atuando na cidade, mesmo sendo convidado para atuar em outros estados. Este mesmo cenário também motivou o CEO da RapiDoc, Ivan Martins, a migrar seu CNPJ, que estava cadastrado em Parobé, para Gravataí.

Os pitchs também foram apresentados pelos CEOs do PraKaranga, Daiane Goudinho, da Agidesk, Veridiana Cavalheiro, e IPAY, Deise Machado. Finalizando a apresentação da SMICT, o CEO da Suiteshare, Maicon Ferreira, apresentou o seu depoimento a respeito do ecossistema de inovação de Gravataí, que auxiliou o desenvolvimento de sua startup.

Cultura açoriana

Entre as apresentações das pastas, a organização do Codes destinou um espaço para que a doutora em História e coordenadora do Arquivo do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, Vera Maciel Barroso, e o conselheiro da Diáspora Açoriana do Rio Grande do Sul Régis Albino, apresentassem um panorama da cultura de Gravataí. Na ocasião, ambos entregaram amostras da cartilha “Os viajantes Açorianos no Rio Grande do Sul”, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) nas escolas municipais.

Tecendo turismo: um olhar plural sobre os novos negócios

Finalizando a reunião do Codes, o secretário substituto da SMDET, Iuri Camargo, apresentou um panorama geral do turismo na cidade, a partir de fatores evidenciados pelo radar turístico. O município é destaque com nota três, de cinco, em uma avaliação que classifica a qualidade do setor turístico das cidades. “Em um ranking onde Paris é nota cinco, nos sentimos muito honrados em sermos avaliados com nota três”, destacou Iuri.

Entretanto, este setor precisa acompanhar o desenvolvimento e as modificações da cidade, o que está sendo tratado junto à sociedade durante a execução do Novo Plano Municipal de Turismo. Ao longo de quatro reuniões, estão sendo identificadas as particularidades das pessoas, visando construir um plano que seja verdadeiro, com a cara da cidade.

Durante a elaboração do radar turístico, também foi destacado que Gravataí tem quatro eixos de atuação neste setor: turismo de negócios, cultural, de aventura e rural. Para fomentar e impulsionar esses negócios, a prefeitura conta com um banco de projetos, com opções turísticas para cada uma das áreas.

Também estiveram presentes, o vice-prefeito Dr. Levi Melo; a chefe de gabinete e coordenadora do Codes, Mari Léia Bastiani; secretários municipais; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa e os também vereadores Alan Vieira e Alex Peixe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade