Referência no RS, guardas municipais fazem curso de requalificação técnica

Em Gravataí, a população habituou-se à presença dos guardas municipais nas ruas e nos bairros, além da segurança em prédios e no patrimônio público. Atuando de forma conjunta com a Polícia Civil e a Brigada Militar, a GM de Gravataí tornou-se referência no Estado. De 2 de maio até 2 de dezembro, todos os 214 agentes passarão pelo curso de Requalificação do Efetivo, em um total de 80 horas/aula, tendo, no mínimo, efetuado 50 disparos de arma de fogo. O curso é exigido pela Lei Federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A GM de Gravataí tem, hoje, 214 agentes na ativa, que atuam em seis grupamentos, em colaboração com as forças de segurança do Estado, como Brigada Militar e Polícia Civil: Comunitário, Escolar, Ambiental, Operações Urbanas, Operações com Cães e Patrimonial. “Mais do que uma determinação legal, essa é uma oportunidade para atualizarmos nossos agentes, para que possamos, cada vez mais, prestar um melhor serviço à população, que tem um carinho e reconhecimento pelo trabalho da nossa Guarda Municipal”, comentou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel PM Flávio Lopes.

São frequentes os registros da Guarda Municipal dos mais diversos tipos de atendimento e ocorrências, desde crianças perdidas a primeiros socorros, como recuperação de veículos roubados a prisões em flagrante. Na Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, consta “a compreensão da atividade como prática da cidadania, motivando-os a adotar no dia a dia atitudes de justiça, cooperação interna e com outros órgãos parceiros”.

Entre as disciplinas que compõem o Curso de Requalificação, estão Direito Penal, Abordagem Policial, Armamento e Tiro, Policiamento Comunitário, Legislação Específica (como a Maria da Penha) e palestra sobre os Conselhos Tutelares. Segundo o coronel Flávio, são 20 agentes por turma, para que o efetivo nas ruas não fique comprometido, já que a GM atua 24 horas, especialmente com o Policiamento comunitário.

Gravataí também tornou-se polo para a formação de novos guardas municipais para outros municípios. Atualmente, estão em formação 32 alunos de Campo Bom, no curso que começou em 3 de novembro e se encerra no próximo dia 27, totalizando 1.312 horas. “O trabalho e o reconhecimento da nossa Guarda Municipal são motivo de orgulho para a administração municipal e para a nossa comunidade, razão maior da sua atuação”, finalizou o secretário.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade