RAC SANEAMENTO: Empresa explica como é o processamento dos resíduos sólidos urbanos em sua unidade em Rincão do Capim

Na localidade de Rincão do Capim, interior de Santo Antônio da Patrulha, está sediada uma unidade da RAC Saneamento. A reportagem da FOLHA PATRULHENSE nesta edição conta a respeito do seu funcionamento e da importância que ela representa para a preservação do Meio Ambiente.
Para municípios como Santo Antônio e Caraá, a vinda da RAC representou um ganho considerável, tanto em economia (antes iam para localidades mais distantes) como o tempo de transporte desses resíduos.
Com sede em Içara (Santa Catarina), a empresa, ao ter sua presença em Santo Antônio da Patrulha está abrangendo uma vasta região para os Resíduos Sólidos Urbanos (lixo), que são recolhidos e depositados em um grande aterro na sua unidade deste município.
O Engº Luca Rieth, responsável técnico pelo aterro sanitário e o Gerente de Expansão Marcelo Flores, detalham como é o processamento.
“Todas as atividades desenvolvidas pela RAC Saneamento em Santo Antônio da Patrulha fazem parte de um projeto planejado e executado por uma equipe de profissionais de diversas áreas de formação, que buscam sempre ofertar os serviços com qualidade e prezando pela preservação ambiental”, explica Marcelo Flores.
E acrescenta: “Atualmente realizamos o recebimento e a disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU (aquele que a população gera nas suas casas e nos estabelecimentos comerciais) provenientes dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Capivari do Sul, Gramado e alguns outros pequenos geradores deste mesmo tipo de resíduo, como condomínios, por exemplo”.
De acordo com Luca Rieth, em média, a unidade recebe diariamente 30 toneladas de resíduos.
COMO SE PROCESSA
Primeiramente os caminhões são recebidos e pesados na balança rodoviária. Depois partem para o descarte dos resíduos no aterro sanitário e retornam à balança para geração do ticket de pesagem, com a diferença entre o peso da entrada e da saída do veículo. “Nossa balança possui os certificados de calibração vigentes e o processo de pesagem é totalmente automatizado, garantindo toda a segurança do processo”, afirma Luca.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
E explica quanto à preservação do Meio Ambiente: “A empresa RAC Saneamento se faz parceira da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha em diversos eventos e datas relacionados ao meio ambiente, como o dia mundial do meio ambiente e o dia da árvore, por exemplo. Acreditamos que a conscientização das crianças sobre a preservação ambiental é o primeiro passo em busca de um futuro mais sustentável. Outra ação da empresa visando incentivar essa conscientização é disponibilizar às escolas uma visita guiada ao aterro sanitário, no qual buscamos desmistificar a ideia de “lixão” com a qual muitos alunos, e até mesmo os pais dos alunos, têm em mente”.
AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE
A respeito da afirmação feita pela reportagem de que hoje em dia infelizmente tem sido jogado lixo à margem de rodovias, em terrenos baldios, nos canais pluviais dentro das cidades, nos rios e oceanos, Luca Rieth salienta que essa problemática infelizmente é comum em muitas cidades. “Os impactos desencadeados pelo simples fato de jogar o lixo no lugar errado são muitos, podemos listar desde o entupimento dos canais pluviais até a poluição de córregos, rios e oceanos. Ou seja, temos problemas pontuais que se observam na própria localidade, principalmente em dias de fortes chuvas na qual vemos uma grande quantidade de lixo se acumular nos bueiros e bocas de lobo, evitando o escoamento da água, até problemas muito maiores, além dos olhos de quem “joga o lixo fora”, como o caso da mortandade de peixes nos rios e animais marinhos nos oceanos”. Por isso, Luca Rieth acredita que atividades de conscientização da população precisam ser incentivadas e mantidas, buscando a manutenção do costume do simples ditado de “jogar o lixo no lixo”.
APOIO
Por fim, respondendo à uma pergunta sobre o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo, Marcelo Flores declara que a RAC Saneamento está sendo muito bem recebida por ambos os Poderes municipais, pois os mesmos entendem a importância e a relevância da destinação final correta dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade