Projeto “Lagoa sem lixo, uma Lagoa de luxo” aconteceu no último sábado com a ajuda de toda a comunidade

Sábado foi um dia marcante para quem luta pela preservação ambiental da Lagoa dos Barros, considerado um verdadeiro santuário ecológico para o município e região.
O projeto “Lagoa sem lixo, Lagoa de Luxo”, implementado há alguns anos, mas que estava paralisado, foi reativado com a presença do prefeito Rodrigo Massulo, vice-prefeito Marcelo Gaúcho, secretários da Cultura, Desporto, Turismo e Lazer Cristiano Quevedo, da Agricultura e Meio Ambiente Cássius Peixoto, do vereador Valtair Andrade (principal idealizador), do vereador Alexandre Airoldi (Canário), da bióloga e ambientalista Sueli Lang e de moradores das margens da Lagoa.
Conforme Massulo, aquele foi um dia de alegria pela reativação do projeto, que de 2016 em diante começou a ser formado com o envolvimento de toda a comunidade. “O objetivo é reunir a população mensalmente para a realização de mutirões, tanto no camping como ao longo de toda a orla”, explicou o prefeito municipal. O grupo formado através do WhatsApp terá atuação mais intensa à medida que o verão se aproxima e haverá pedágios de conscientização, abordagem de veranistas de Santo Antônio e de outros municípios com o objetivo de conscientizá-los sobre o descarte correto do lixo produzido por quem frequenta o balneário, seja em que época do ano ali estiver, para que se possa manter a lagoa como um local aprazível para o lazer de todos. O principal objetivo é manter o balneário permanentemente limpo. “Ao longo das próximas formaremos mutirões para reconstrução das churrasqueiras, melhoria da pracinha, bem como dos bancos e mesas ali existentes”, acrescentou Massulo.

INICIATIVA IMPORTANTE

O vice-prefeito Marcelo Gaúcho, que na reativação do projeto levou também seu filho, que se mostrou defensor da praia da Lagoa dos Barros, igualmente saudou o recomeço do projeto no sentido de que a Lagoa seja realmente um local de lazer, mas com áreas limpas do lixo deixado por frequentadores.
“É uma iniciativa de extrema importância porque envolve os moradores, a câmara e a administração” disse Gaúcho, lembrando a ideia inicial do vereador Valtair Andrade, para acrescentar que é dessa forma que se pode agora ver o campo sendo emparelhado e em breve com o plantio de grama para que os patrulhenses voltem a ter os grandes campeonatos do passado. “Tendo o campo e a orla limpos, as pessoas podem ir no final de emana para desfrutar do seu merecido lazer”. Disse parabenizar a todos os envolvidos no projeto destacando que “só assim, caminhando juntos, iremos muito além”.

“UMA BÊNÇÃO DE DEUS”

O secretário Cristiano Quevedo também saudou a reativação do projeto ao afirmar que a nossa Lagoa é linda e que ele, na condição de secretário, esteve várias vezes no local, até mesmo para contemplar a beleza e renovar energias. Lembrou a figura do diretor Paulo César a quem definiu como uma pessoa incansável em criar e buscar alternativas para o bom aproveitamento do lazer, esporte e cultura da nossa Lagoa. Seu grande objetivo é transformar o balneário em um ponto de encontro familiar e saudável para que as pessoas possam usufruir das belezas naturais. “É uma bênção de Deus”, destaca o secretário.

DIÁLOGO

Conforme o idealizador do projeto tudo teve origem em uma simples conversa. “Foi dessa forma que vi que a gente consegue muita coisa pelo diálogo, porque sempre procurei parcerias, inclusive na Câmara de Vereadores”, afirmou o vereador Valtair Andrade. “Lembro que no tempo do ex-prefeito Paulo Bier eu era suplente e pedi uma atenção para com nossa Lagoa e foi a primeira visita que fiz depois da eleição, porque trabalhei durante 23 anos nesta comunidade e tenho ótimo relacionamento aqui”, explicou Pelado, autor do projeto. “Criamos, eu e a Glória Terra, a Agenda Positiva e ela foi uma grande parceira nesse projeto. Quero agradecer à administração municipal, incluindo os secretários para a reativação do projeto e também ao meu ex-colega de Legislativo Dirceu Machado. Agradeço também à comunidade, porque pedi apoio e fui atendido, porque a Lagoa não é minha, mas de todos e temos que oferecer o que temos de bom para que ela continue sendo um local aprazível para o descanso de todos. Lagoa sem lixo, lagoa de luxo, é realmente tudo o que queremos para o nosso balneário que terá muitas novidades daqui para a frente”.

LAGOA LIMPA

Também o secretário da Agricultura Cássius Peixoto se declarou muito satisfeito pela reativação do projeto, porque a Lagoa permanecendo limpa, todos saem ganhando e o Meio Ambiente também.
Cássius se juntou a todos os presentes, quando foi feito o mutirão no sábado para recolher todo o descarte ali existente e que foi colocado em uma caçamba da prefeitura municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade