Projeto “Lagoa sem lixo, uma Lagoa de luxo” aconteceu no último sábado com a ajuda de toda a comunidade

Sábado foi um dia marcante para quem luta pela preservação ambiental da Lagoa dos Barros, considerado um verdadeiro santuário ecológico para o município e região.
O projeto “Lagoa sem lixo, Lagoa de Luxo”, implementado há alguns anos, mas que estava paralisado, foi reativado com a presença do prefeito Rodrigo Massulo, vice-prefeito Marcelo Gaúcho, secretários da Cultura, Desporto, Turismo e Lazer Cristiano Quevedo, da Agricultura e Meio Ambiente Cássius Peixoto, do vereador Valtair Andrade (principal idealizador), do vereador Alexandre Airoldi (Canário), da bióloga e ambientalista Sueli Lang e de moradores das margens da Lagoa.
Conforme Massulo, aquele foi um dia de alegria pela reativação do projeto, que de 2016 em diante começou a ser formado com o envolvimento de toda a comunidade. “O objetivo é reunir a população mensalmente para a realização de mutirões, tanto no camping como ao longo de toda a orla”, explicou o prefeito municipal. O grupo formado através do WhatsApp terá atuação mais intensa à medida que o verão se aproxima e haverá pedágios de conscientização, abordagem de veranistas de Santo Antônio e de outros municípios com o objetivo de conscientizá-los sobre o descarte correto do lixo produzido por quem frequenta o balneário, seja em que época do ano ali estiver, para que se possa manter a lagoa como um local aprazível para o lazer de todos. O principal objetivo é manter o balneário permanentemente limpo. “Ao longo das próximas formaremos mutirões para reconstrução das churrasqueiras, melhoria da pracinha, bem como dos bancos e mesas ali existentes”, acrescentou Massulo.

INICIATIVA IMPORTANTE

O vice-prefeito Marcelo Gaúcho, que na reativação do projeto levou também seu filho, que se mostrou defensor da praia da Lagoa dos Barros, igualmente saudou o recomeço do projeto no sentido de que a Lagoa seja realmente um local de lazer, mas com áreas limpas do lixo deixado por frequentadores.
“É uma iniciativa de extrema importância porque envolve os moradores, a câmara e a administração” disse Gaúcho, lembrando a ideia inicial do vereador Valtair Andrade, para acrescentar que é dessa forma que se pode agora ver o campo sendo emparelhado e em breve com o plantio de grama para que os patrulhenses voltem a ter os grandes campeonatos do passado. “Tendo o campo e a orla limpos, as pessoas podem ir no final de emana para desfrutar do seu merecido lazer”. Disse parabenizar a todos os envolvidos no projeto destacando que “só assim, caminhando juntos, iremos muito além”.

“UMA BÊNÇÃO DE DEUS”

O secretário Cristiano Quevedo também saudou a reativação do projeto ao afirmar que a nossa Lagoa é linda e que ele, na condição de secretário, esteve várias vezes no local, até mesmo para contemplar a beleza e renovar energias. Lembrou a figura do diretor Paulo César a quem definiu como uma pessoa incansável em criar e buscar alternativas para o bom aproveitamento do lazer, esporte e cultura da nossa Lagoa. Seu grande objetivo é transformar o balneário em um ponto de encontro familiar e saudável para que as pessoas possam usufruir das belezas naturais. “É uma bênção de Deus”, destaca o secretário.

DIÁLOGO

Conforme o idealizador do projeto tudo teve origem em uma simples conversa. “Foi dessa forma que vi que a gente consegue muita coisa pelo diálogo, porque sempre procurei parcerias, inclusive na Câmara de Vereadores”, afirmou o vereador Valtair Andrade. “Lembro que no tempo do ex-prefeito Paulo Bier eu era suplente e pedi uma atenção para com nossa Lagoa e foi a primeira visita que fiz depois da eleição, porque trabalhei durante 23 anos nesta comunidade e tenho ótimo relacionamento aqui”, explicou Pelado, autor do projeto. “Criamos, eu e a Glória Terra, a Agenda Positiva e ela foi uma grande parceira nesse projeto. Quero agradecer à administração municipal, incluindo os secretários para a reativação do projeto e também ao meu ex-colega de Legislativo Dirceu Machado. Agradeço também à comunidade, porque pedi apoio e fui atendido, porque a Lagoa não é minha, mas de todos e temos que oferecer o que temos de bom para que ela continue sendo um local aprazível para o descanso de todos. Lagoa sem lixo, lagoa de luxo, é realmente tudo o que queremos para o nosso balneário que terá muitas novidades daqui para a frente”.

LAGOA LIMPA

Também o secretário da Agricultura Cássius Peixoto se declarou muito satisfeito pela reativação do projeto, porque a Lagoa permanecendo limpa, todos saem ganhando e o Meio Ambiente também.
Cássius se juntou a todos os presentes, quando foi feito o mutirão no sábado para recolher todo o descarte ali existente e que foi colocado em uma caçamba da prefeitura municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade