Professora Vera Maciel Barroso é homenageada pelo governo dos Açores, em Portugal

A Assembleia Legislativa dos Açores condecorou nesta segunda-feira (06/06), no Conselho da Lagoa, na Ilha de São Miguel, a historiadora gaúcha Vera Maciel Barroso, diretora do Departamento de História da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e coordenadora do arquivo histórico do Centro Histórico-Cultural Santa Casa.
Vera Maciel Barroso é natural de Santo Antônio da Patrulha e há muitos anos estuda a cultura açoriana no nosso Estado e nos Açores, com diversas publicações sobre o tema. “Estou muito feliz com a distinção, mas acredito que o mais importante é cada um fazer a sua parte bem-feita, como um alicerce positivo para a construção de um mundo melhor”, salientou a homenageada.
As insígnias honoríficas açorianas foram criadas por Decreto Regional, em 2002, há precisamente 20 anos, para distinguir cidadãos e pessoas coletivas que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, atos e feitos cívicos, os serviços prestados à região, em diferentes áreas. Neste ano, as condecorações foram entregues durante as comemorações do Dia dos Açores, feriado que celebra a açorianidade e a autonomia do arquipélago.
II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana

Em celebração aos 270 anos da chegada dos açorianos no Rio Grande do Sul, Porto Alegre irá sediar, entre os dias 10 e 12 de junho, o II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana. Com inscrições abertas, o evento conta com a participação de importantes historiadores e genealogistas para explorar a presença açoriana em seus espaços em diferentes tempos. A programação completa está disponível em www.chcsantacasa.org.br
Realizado no formato presencial, o encontro irá ocorrer no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre. O objetivo é oportunizar a escuta de especialistas sobre estudos e pesquisas recentes associando os Açores e o Rio Grande do Sul.00

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade