Primeiro Torneio de Robótica revela talentos, e sucesso garante a edição de 2023

O primeiro Torneio de Robótica de Gravataí, promovido pela prefeitura, por meio do programa Usina de Talentos, da Secretaria Municipal da Ciência, Inovação e Tecnologia (Smict), nos dias 9 e 10 de novembro, no ginásio do Colégio Dom Feliciano, reuniu equipes das escolas municipais, estaduais, federais, privadas e independentes, totalizando 38 competidores.
A competição foi dividida nas seguintes modalidades teóricas: princípios da competição e projeto de pesquisa e inovação; e nas modalidades práticas de construção criativa de robô e desafios práticos (Lego e circuito livre). “A tecnologia e a inovação são o futuro, e ver esse ginásio cheio de jovens talentosos, que já estão se preparando para esse momento, é muito lindo”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.
Todas as 38 equipes foram inscritas nas modalidades teóricas, 14 na modalidade prática da criação do robô, sete no desafio Lego e 11 no circuito livre, sendo que 80% das equipes inscritas participaram pela primeira vez de um torneio de robótica. Para Bruno Ósio, integrante da equipe de robótica Trail Blazers e participante da comissão organizadora, o evento superou as expectativas. “Posso dizer que foi fantástica a colaboração das equipes para trazer vida à competição, com seus cantos de torcida e apoio aos adversários, na vitória ou na derrota”, comentou.
“Foi um evento de inclusão de todas as escolas de educação no município, em que todos participaram de forma colaborativa e dentro do que cada equipe poderia apresentar, na essência de suas escolas”, disse a organizadora do evento e coordenadora do programa Usina de Talentos, Nayala Ramos. “Foi encantador ver uma equipe apoiando a outra, sem ter adversários, mas sim colaboração, que é o espírito da robótica”, complementou.
Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga, o evento foi uma oportunidade para reunir todos os talentos da cidade. “Mostramos onde está a riqueza do município em talento e conhecimento”, afirmou. A titular também agradeceu ao prefeito Luiz Zaffalon e ao vice-prefeito Dr. Levi Melo pela presença, bem como a todos os organizadores do evento por torná-lo possível.
Todos os participantes receberam medalha e certificado de participação, e os vencedores receberam troféu.

Os vencedores
– Princípios da
Competição
Séries Iniciais: Evolution of Technology, do SESI
Séries Finais: Techno Maix, da EMEF Bárbara Maix
Ensino Médio: Kronos, do SESI
– Projeto de pesquisa e inovação
Séries Iniciais: Ekichuva, do Colégio Dom Feliciano
Séries Finais: RMM, da EMEF Murialdo
Ensino Médio: Shad Sol, do SESI
– Construção criativa do robô
Séries Iniciais: Roboclô, da EEEF Clotilde Rosa
Séries Finais: Robô Bípede, do Colégio Dom Feliciano
Ensino Médio: Tech Monkeys, do SESI
– Modalidade prática seguidor de linha
Damatronic, do SENAI
– Modalidade prática LEGO
Untitled, do SESI
– Técnico destaque
Kévini Stein, do SESI
– Equipe destaque
IF-Else Robotics, do SESI

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade