O advogado Júlio César Sant’Anna de Souza, que recentemente foi empossado para mais um período de gestão na subseção de Santo Antônio da Patrulha, conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE abordando vários assuntos. Nesta série de duas reportagens, vamos conhecer seu pensamento sobre os mais variados assuntos relacionados com a advocacia.
Júlio Sant’Anna começa por afirmar que “a confiança depositada na eleição não foi na minha pessoa, mas em toda diretoria representada pelo Dr. Gustavo Peres, vice-presidente; Dra. Daniela Rocha, Secretária-geral, Dra. Giovana Ibañez, Secretária-geral adjunta e Dr. Filipe Souza, Tesoureiro; e no Conselho Subsecional composto pelo Dr. Charles Mattos, Dra. Kassiane Ramos, Dra. Maria Alice Holmer, Dr. Anderson Rocha, Dr. Diones Buhler, Dr. Humberto Ramos, Dr. Oscar Ramos, Dra. Regina Portal, Dra. Renata Alves, Dra. Roselaine Tebaldi e Dra. Meures Oliveira. Tenham a certeza que toda a diretoria e conselho estão coesos no sentido de retribuir da melhor forma possível os anseios que todos”.
PROJETOS
O novo presidente fala sobre seus planos na direção da entidade: “Tivemos dois anos dificílimos em decorrência da Pandemia e a OAB, à época presidida pelo Dr. Gustavo Peres teve papel determinante nos Comitês Municipais de Crise e esteve por diversas oportunidades dialogando com o Judiciário e a Corregedoria”.
Salienta Sant’Anna que já no início desse ano a OAB realizou amplo debate na Câmara de Vereadores expondo a toda população os graves problemas do Judiciário local. Após houve reunião na Corregedoria do Tribunal de Justiça juntamente com Presidente Estadual da OAB, os Prefeitos e Vereadores dos dois municípios, assessores de deputados e outras entidades civis.
“Tal movimento já surtiu efeitos, eis que tivemos preferência em relação a inúmeras outras Comarcas, na posse de cinco novos servidores, virão mais três servidores; houve maior celeridade no processo seletivos de Conciliadores e Juízes Leigos para o nosso Juizado Especial Cível – Jeciv (popularmente chamado de pequenas causas) e a partir de julho virá, por um período de seis meses, um Juiz de Direito tão somente para realizar mais de cem audiências. O retorno das reuniões mistas e o constante diálogo com o Judiciário local tem sido uma constante da OAB”.
E continua o presidente: “A busca de uma melhor prestação jurisdicional como sói de ser continuará sendo a prioridade. A valorização da advocacia através de comissão específica criada pelas Dra. Daniela Rocha e Giovana Ibañez é outro pilar dessa gestão.
Estamos buscando junto à Caixa de Assistência à Advocacia a melhoria de nossa sede, sendo que o Dr. Filipe Souza e a Dra. Stênia Souza tem sido incansáveis”.
A maior participação da OAB em prol da sociedade é necessária e está sendo ampliada a participação da Ordem nos conselhos municipais.
JOVEM ADVOGADO
Referindo-se à Comissão do Jovem Advogado (CJA), presidida pela Dra. Morgana Zanotto, Júlio Sant’Anna disse que desta forma retornou a realização presencial do Projeto OAB vai à Escola nos dois municípios e a Comissão da Mulher Advogada (CMA), presidida pela Dra. Ana Masulo, também está retomando o Projeto Flor de Lis. A Criação da Comissão de Direito Ambiental, presidida pela Dra. Ana Clara Maciel, terá um papel fundamental na defesa de nossa Lagoa e na preocupação, principalmente, com as nascentes de dois dos principais rios do estado (Sinos e Gravataí).
“Em suma, a manutenção do excelente trabalho realizado nas gestões anteriores com as melhorias inerentes ao crescimento da entidade será o norte da OAB nesse triênio”.
Na edição da próxima semana, o presidente Júlio César Sant’Anna de Souza discorrerá sobre o papel da mulher na advocacia, a carência de juízes e servidores nas Comarcas, dentre outros assuntos.