Prefeitura lança Programa Startup Gravataí

Em transmissão, ao vivo, pelo Facebook da Prefeitura de Gravataí, na manhã desta quinta-feira, 26, a população teve a oportunidade de participar do lançamento do programa Startup Gravataí, uma ação da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação Ciência e Tecnologia (SMICT) em parceria com o Sebrae. A assinatura do 1º Ciclo de Aceleração de Startups do município foi conduzida pelo prefeito Luís Zaffalon.

“Estamos vivenciando uma época em que praticamente toda a nossa vida é pautada em tecnologia e não fazia sentido Gravataí não estar inserida neste contexto, já que somos uma cidade de muitas potencialidades. Nosso governo é indutor de inovação, propondo legislações, desburocratizando trâmites e fazendo tudo o que é possível para incentivar essa nova forma de se trabalhar, no mundo atual”, disse Zaffa.

Logo depois de destacar a importância desse momento para os gravataienses, o prefeito Zaffa recebeu, on-line, a presença do secretário de Inovação do Rio Grande do Sul, Luis Lamb, que deixou os seus cumprimentos aos presentes e ressaltou a importância de fomentar iniciativas, como essa, que tenham como objetivo a aceleração de Startups. “Inovação é aquilo que traz qualidade de vida, acelera nossas cidades e traz oportunidades de felicidade para as pessoas”, destacou o secretário Lamb.

Para a secretária de Inovação de Gravataí, Selma Fraga, o lançamento do primeiro ciclo de aceleração de startups para empreendedores que desejam amadurecer seu modelo de negócios, é um ato marcante para o ecossistema de inovação da cidade. “Programas de aceleração, como este são fundamentais para que o município possibilite a criação de centenas de Startups e oportunize, aos cidadãos, tirar as ideias do papel e transformar Gravataí na cidade do futuro”, enfatizou a secretária. O presidente da Câmara, vereador Alan Vieira, destacou que o momento marca o compromisso da cidade com este segmento. “A inovação chegou de fato em Gravataí”.

O CEO da startup Suiteshare fundada em Gravataí e case de sucesso no Brasil, Maicon Ferreira, representando as empresas presentes, falou sobre a relevância da aceleração no processo de crescimento de uma startup. “Este é o passo mais importante no ciclo de uma Startup”, definiu Maicon, que disse não existir segredo para o sucesso, mas, sim, passos a serem seguidos e “aproveitar as oportunidades e ter força de vontade para persistir são alguns deles”.
Para o vice-prefeito Dr. Levi Melo, com o surgimento da SMICT, o processo acelerou. “Gravataí hoje é um celeiro de Startups”, destacou ele.

O prefeito Zaffa direcionou a reunião para o momento da assinatura do programa reafirmando como é fundamental para as startups receber o direcionamento certo e as dicas corretas, agradecendo, em seguida, ao gerente da regional metropolitana do Sebrae/RS, Paulo Bruscato, pela parceria.

“Encontramos em Gravataí visão estratégica e atitudes que olham para a inovação”, destacou Bruscato, afirmando ainda que o Sebrae colaborará com o município “trazendo todo o seu conhecimento e tecnologia já desenvolvida”. “Vamos avançar!”, completou.

Também participaram do ato, o presidente em exercício da Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí (AGTI), Henrique Antônio Gerstner, a CEO da startup Prakaranga, Daiana da Graça Godinho, os co-founders da startup Green Club, Heitor Aiquel Campana e Nikolas Bitello Winck, e os sócios-fundadores da startup Green Way for Automotive (GWA), Wladi de Souza e André Britto.

O que é o Programa Startup Gravataí?

O Programa Startup Gravataí, em parceria com o Sebrae-RS, busca desenvolver e capacitar startups, conectando-as ao ecossistema de inovação, gerando negócios entre elas e ligando estas a possíveis investidores. A iniciativa terá quatro meses de duração em dois encontros semanais e contará com mentorias coletivas e individuais, ferramentas e conteúdos, além de conexão com aceleradoras e investidores anjo.

Podem participar Startups Early Stage que estejam na fase de Modelagem, faturando ou não.
Ao todo, 20 startups serão selecionadas e encaminhadas à primeira turma do programa. A primeira etapa da seleção é feita por meio de requisitos como modelo de negócio, estágio, time, disponibilidade de participar do programa, fit problema/solução, inovação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade