Município adquire óculos inteligente para alunos com deficiência visual da rede pública

Em uma tarde histórica para a educação municipal de Gravataí, o prefeito Luiz Zaffalon entregou, na tarde desta quarta-feira, 25, óculos inteligente OrCam para a aluna com deficiência visual Fernanda de Almeida. Utilizando Inteligência Artificial, o equipamento possui tecnologia assistiva, que lê textos, reconhece rostos e identifica produtos. “É um marco no processo educacional e na vida dos alunos com deficiência visual do nosso município”, destacou Zaffa.

Para apresentar a funcionalidade do equipamento ao prefeito, a simpática estudante do 6º ano testou a tecnologia com a leitura de um livro e a identificação de cores e rostos. “Vai facilitar a leitura na escola”, disse Fernanda.
Atualmente, Gravataí conta com 1.200 alunos com deficiência matriculados na rede municipal, sendo 24 com baixa visão. A secretária da Educação, Magda Ely, contou que o intuito é comprar para os demais alunos com deficiência visual, mas que, neste primeiro momento, foi adquirido um para testar a eficiência, tanto na escola quanto na vida cotidiana dos alunos.

Ainda segundo a secretária, cinco alunos foram escolhidos para, por 15 dias, ficarem com os óculos, tanto nas salas de aula quanto em suas residências. “Sendo realmente aprovado pelos alunos, a ideia é que cada um tenha o seu para levar para casa, dando mais autonomia para as crianças”, declarou Magda.
A mãe da aluna da EMEM Santa Rita de Cássia, Noeli de Almeida, agradeceu à prefeitura por proporcionar este momento para a filha: “Só assim para nós conseguirmos ter acesso a toda essa tecnologia”.

Noeli falou ainda sobre a experiência que tem com o governo, que, desde que a filha perdeu a visão, vem auxiliando, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD) e do Núcleo de Educação Especial, na melhoria da qualidade de vida da pequena. Sobre a rede de apoio mencionada pela mãe, o prefeito Luiz Zaffalon declarou que “o poder público existe para isso: para servir e melhorar a vida das pessoas”.

Em fevereiro deste ano, a empresa fabricante apresentou, por intermédio da APPPD, assessoria vinculada à Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM), o equipamento ao Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade