Desmobilização do Hospital de Campanha ocorre nesta sexta

O Hospital de Campanha – montado pela Prefeitura de Gravataí em parceria com a Santa Casa, por meio do Hospital Dom João Becker (HDJB) – encerra as suas atividades no primeiro minuto desta sexta-feira, 27 de agosto. A estrutura, inaugurada em junho de 2020, atendeu mais de 27,5 mil pessoas, teve cerca de três mil internações e encerra os seus trabalhos para a nova emergência SUS da cidade comece a ser constuída. Cerca de cem profissionais da saúde estiveram envolvidos diretamente no Hospital de Campanha ao longo desses quatorze meses. “Um ciclo vitorioso de trabalho na área da saúde do município está sendo encerrado, para que algo novo e melhor ocorra. Assim como em tudo na vida, o próximo passo para o bem da nossa comunidade está sendo dado pelo nosso governo, que tanto fez e faz pela saúde da nossa comunidade”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.

A desmobilização do Campanha está sendo possível porque em todo este mês de agosto, Gravataí vem apresentando estatisticamente queda de internações e mortes por covid-19. Além disso, o fato de estar sempre entre as cidades do Estado que mais vacina, tem contribuído para o controle da doença. Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o cenário atual indica a necessidade de desmobilização de uma estrutura provisória para dar espaço à construção da nova emergência SUS, que será permanente e uma das mais modernas do Estado. “O nosso quadro mostra que as internações seguem diminuindo e continuarmeos com a vacinação em ritmo acelerado no município, dando suporte a esta nova fase que vivemos”, comenta o secretário.

Régis informa ainda que a comunidade não ficará desassistida, de forma alguma. Assim, pacientes sintomáticos devem buscar atendimento em uma das UPAs do município, da 74 ou na das Moradas. Ele ressalta ainda que em caso de necessidade de internação, os pacientes serão encaminhados ao hospital, via unidades de saúde municipais.
Para a direção do hospital, a estrutura de atendimento emergencial aos pacientes com coronavírus cumpriu com o seu papel e já é momento de atender outro anseio dos gravataienses.

“Essa sexta-feira representa um marco no combate a covid em Gravataí. A pandemia ainda não encerrou, mas a vacinação em massa, principalmente aqui em nosso município, fez o número de casos cair de maneira significativa. Com isso, podemos desmobilizar o Hospital de Campanha e já projetar aquela que vai ser a maior conquista da saúde de Gravataí nos últimos anos, a Nova Emergência SUS do Dom João Becker”, afirma o Superintendente do HDJB, Antônio Weston.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade