Prefeitura e Santa Casa firmam contrato de administração das UPAs

A Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre firmaram nesta segunda-feira, 20, contrato de prestação de serviços em que o grupo hospitalar assume a gestão das duas unidades de pronto atendimento da cidade: as UPAS da 74 (localizada na margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira) e das Moradas (localizada na margem da ERS-020, na região das moradas do Vale). As duas estruturas, juntas, atendem em média mais de 12 mil pacientes por mês.

Efetivamente, o serviço já está ocorrendo desde às 19h da última sexta-feira, 17. No ato de assinatura, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, destacou o importante momento vivido pelo município com diversas notícias positivas anunciadas nos últimos dias. “Com essa ação, as nossas UPAs passam a contar com a excelência do atendimento que a Santa Casa emprega, passando a gerir também a estrutura pré-hospitalar da cidade.”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon.

Zaffa ainda lembra que o Hospital Dom João Becker (HDJB), mantido pela Santa Casa, é o único no município. Assim, essa iniciativa trará benefícios à população, já que a prestação dos serviços de gestão das UPAs será realizada diretamente pela casa de saúde. “Contribuirá para a organização da rede de urgência e emergência SUS em Gravataí, visto que a gestão das três portas de entradas (HDJB e as UPAs) será realizada por um único prestador de serviço, unificando assim o fluxo de atendimento de urgência e emergência.”

Para a Santa Casa, a gestão das UPAs de Gravataí é mais uma demonstração de que o grupo hospitalar quer ser cada vez mais agente no processo de qualificação da saúde na região. “Estamos ampliando a parceria com o gestor municipal e possibilitando que os sistemas, tanto do Hospital Dom João Becker, quanto das unidades de pronto atendimento possam atuar de maneira integrada. A população de Gravataí será a grande beneficiada nesse processo”, afirma o superintendente do HDJB, Dr. Antonio Weston.

Para o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a administração das UPAs feita pela Santa Casa trará toda a expertise do grupo hospitalar, “bem como a retaguarda do complexo em Porto Alegre, para os casos em que houver necessidade e aprovação junto a Regulação Estadual para a transferência de pacientes por meio do GERINT (Sistema de gestão de internações)”. “Desta forma, as UPAs se tornarão uma extensão da Santa Casa, melhorando significativamente o acesso da população e unificando os procedimentos da Rede de Urgência e Emergência”, reafirma Régis.

Após o ato de assinatura, realizado no gabinete do Prefeito, uma comitiva liderada pelo prefeito esteve presencialmente na UPA das Moradas para acompanhar os trabalhos na primeira semana de gestão na unidade já sob o comando da Santa Casa. “Agradecemos a confiança e o trabalho prestado pela Santa Casa em Gravataí. Essa parceria firmada nas UPAs é mais um passo que estamos dando para ampliar a qualidade na área da saúde”, completa Zaffa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade