Escolas municipais conquistam as três primeiras colocações em competição do Instituto GM

As equipes das escolas municipais de ensino fundamental (Emef) Professora Idelcy Silveira Pereira e Vinícius de Moraes conquistaram, na última quarta-feira, 15, as três primeiras colocações na categoria de Ensino Fundamental do desafio Associação Engenharia Automotiva (EAE) do Instituto General Motors de Manufatura Avançada de São Paulo. A competição, que envolveu escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, visou difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação. As equipes da escola Professora Idelcy Silveira Pereira ficaram em primeiro lugar, com o projeto ColadorApp, e em terceiro lugar, com o Brechó App. Já a escola Vinícius de Moraes conquistou o segundo lugar com o projeto Brechó Digital.

O convite para participar da competição surgiu do próprio Instituto General Motors (IGM), para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que fez a mediação entre as escolas e a organização. Tanto a secretária Magda Ely quanto a representante do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) Nayala Ramos, ambas da Smed, parabenizaram as equipes das escolas Professora Idelcy Silveira Pereira e Vinícius de Moraes. Nayala ainda acrescentou que “é uma satisfação poder auxiliar no desenvolvimento das potencialidades dos alunos”.

Desde julho, os estudantes tinham um encontro semanal on-line com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que passava as tarefas da competição. Na quarta-feira, 15, dia da final do desafio, as equipes das escolas de Gravataí foram as últimas a apresentar seus projetos, o que deixou os alunos um pouco envergonhados, porém, quando foi divulgado o resultado, os estudantes foram surpreendidos com as suas colocações e comemoraram a conquista.
Os professores Camila Scussel, da Emef Vinícius de Moraes, e Marcelo Leite, da Emef Professora Idelcy Silveira Pereira, que foram responsáveis pelas equipes vencedoras, relataram a felicidade dos alunos e de toda a comunidade escolar com a premiação.

O professor Marcelo Leite acrescentou que “foi muito bacana participar da competição e, quando saiu o resultado, foi um misto de alívio com dever cumprido. Ficamos todos muito alegres e orgulhosos”.

A equipe formada pelos alunos Cauã Costa Carballeira, Laís Giovana dos Santos e Guilherme Luís dos Santos Coelho, que ficaram em primeiro lugar, foram premiados com a estruturação de um laboratório de informática com 4 computadores, 1 roteador, 1 projetor portátil e 1 kit lego Mindstorms. A equipe que conquistou o segundo lugar, formada pelos alunos Gabriel Trindade, Julia Ristow, Maria Eduarda Meneghetti e Rafaela Souza, ganhou 2 computadores, 1 webcam, 1 roteador e kits Arduino Robótica. Já os alunos Kauanny Kiryiama de Araújo, Natália de Moraes José, Mariana da Silva dos Santos, Pedro Gomes Schimidt, Emily Fleck e Isabelly Felisberto Konig, que ficaram em terceiro lugar, foram premiados com 1 Kit Arduino Robótica e 1 curso ministrado pelo Laboratório Aberto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade