Prefeito de Caraá dirige carta aberta agradecendo apoio ao município por ocasião do ciclone

O prefeito do município de Caraá Magdiel Silva dirigiu a seguinte carta-aberta à toda a comunidade gaúcha agradecendo o grande apoio e a solidariedade do povo gaúcho ao seu município, duramente atingido pelo ciclone extratropical do dia 15 de junho:
“Com suor, com amor, com união
Quando nosso município se emancipou eu tinha apenas 3 anos de idade. Me criei no Passo da Forquilha, pelo qual tenho grande memória afetiva. Criado com os avós maternos até os 6 anos para meus pais trabalharem, trabalhei desde muito novo aprendendo a dar valor ao esforço e a ter responsabilidades. Sempre estudei na rede escolar pública do município, e dela guardo com muito carinho e orgulho todos os ensinamentos adquiridos.
Minhas raízes e história se encontram como a de muitos caraenses, desde o futebol no campinho com os amigos, banho no Rio dos Sinos no final de tarde, desbravar lugares de bicicleta, até amizades feitas em nossa escola Marçal Ramos e os campeonatos de futsal.
A minha história, a sua história, a nossa história se confunde com a alegria no rosto de cada caraense ao ver as conquistas que o município deu nestes quase 27 anos. Ao longo deste período, todos os gestores fizeram sua parte com a devida importância na história.
Somos um povo que nas horas difíceis sempre estende as mãos um para o outro, um povo que não precisa de muito para ser feliz, que dá valor para cada momento como se voltássemos ao tempo. Um povo que mesmo vivendo recentemente um dos episódios mais tristes do nosso pedaço do paraíso, Caraá, soube transformar um problema em uma oportunidade de nos aproximar, de olhar para nossa história e ver o quanto nascemos fortes para saber lidar com a dor! Sabemos que teremos que conviver daqui pra frente com este trauma na vida de muitos, mas em cada lugar sempre terá o ombro de um amigo, anjo ou de Deus.
Nas últimas semanas, eu me permiti mostrar meus sentimentos e podem ter certeza que são os mais verdadeiros. Esse é o município que escolhi para viver, estudar, trabalhar, empreender e colocar meu nome à disposição como liderança! Nem em meus piores pesadelos imaginaria que teríamos nossa cidade praticamente destruída em tão pouco tempo. Esperança, sonhos e vidas se foram. As únicas coisas que as águas não nos levaram foram a união, a solidariedade e a força para tomar as decisões mais difíceis e nos manter de pé. Se tenho forças, se todos temos forças é porque não desistimos em nenhum momento.
À defesa civil de Caraá, aos militares, bombeiros, brigada, polícia civil, marinha e aeronáutica que não mediram esforços para salvar vidas e resgatar civis mesmo colocando as suas próprias vidas em risco devo cumplicidade e eterna gratidão. Ao governador Eduardo e vice Gabriel, agradeço por mandarem efetivo apoio aos caraenses e por deixarem a casa civil do Estado à nossa disposição.
Aos ministros Pimenta e Waldes e toda equipe do governo federal que nos deram o suporte necessário, às lideranças políticas que estiveram aqui nos trazendo esperança, saibam que sempre serão lembrados e valorizados por nós. Aos municípios que nos apoiaram e empresas de terraplanagem, nunca vamos conseguir retribuir por tanto que fizeram.
Aos trilheiros e jipeiros que usaram seu hobby para levar esperança para as pessoas que estavam isoladas, à Netcomet que disponibilizou sinal para as pessoas conseguirem se comunicar, o trabalho impecável da imprensa, da página do município de Caraá e do Alex que amenizaram a angústia de familiares com informações e ajudaram a mobilizar a maior onda de solidariedade que alguma cidade poderia ver – nosso muito obrigado!
Destaco também as centenas de voluntários que nos ajudaram, desde as tias da cozinha até os que auxiliaram na organização das doações. Os doadores e empresas que levaram afeto de todos os cantos do estado nas suas entregas e a CEEE que levou luz à vida das pessoas novamente. A Corsan que ao lado da nossa turma restabeleceu o abastecimento de água e a turma do IGP que resgatou a identidade dos caraenses. As entidades religiosas que acolheram, ajudaram e nos mantiveram espiritualmente equilibrados, os servidores municipais que se dedicaram em ajudar, a comunidade escolar e todos aqueles que foram além, saibam que terão ao seu lado um grande parceiro e o reconhecimento devido.
Agradeço a Universidade La Salle e os cerca de 60 psicólogos voluntários que nos ajudaram a manter e recuperar a saúde mental, assim como também o CTG Sentinela dos Sinos que foi nosso centro de operações e abrigo quando mais precisamos.
Aos calçadistas, produtores rurais e pousadeiros que não desistiram de nós, a administração nunca soltará a mão de nenhum de vocês, estaremos juntos com resiliência e vamos nos reerguer de mãos dadas!
À todas as áreas do governo municipal: assistência social, saúde, educação, agricultura, obras e administração, seu zelo e disposição não passaram batido. Por fim, à todos aqueles que de forma direta ou indireta nos ajudaram nos momentos mais difíceis, gratidão!
Me dirijo a cada um de vocês para saberem que com muito carinho, nós caraenses seremos eternamente gratos e vamos trabalhar muito para em breve voltar à normalidade e te convidar para #DescobrirCaraá da forma que gostaríamos: com sorriso no rosto, tomando um mate na praça, um vinho e café colonial do Fraga, a cachaça do Morro Agudo, o almoço das festas comunitárias, uma benção de Nossa Senhora das Lágrimas no Alto Caraá ou para conhecer nossos meios de hospedagem, belezas naturais e povo acolhedor.
“Com suor, com amor, com união, construímos num mutirão, um novo tempo que virá, nossa terra Caraá”.
Eu Amo Caraá. Muito obrigado povo gaúcho!
Prefeito Magdiel Silva, um de nós!”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade