Permanência da UTI no HSAP interessa a todos

A permanência da UTI Provisória para atendimento da Covid-19 tem sido um assunto muito presente em toda a comunidade. A coordenadora administrativa do Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia, Rubia Wingert, afirma que há um interesse muito grande em sua manutenção após a pandemia, tanto da administração do hospital quanto municipal. Por tratar-se de uma gestão compartilhada e realizada pela Santa Casa, o prefeito e os vereadores também desejam muito manter a UTI em Santo Antônio da Patrulha para atendimento da população local, porém, a decisão final é do Estado.
“Como os leitos de UTI são custeados e gerenciados pelo Estado, uma série de reuniões serão realizadas para definir se os leitos de UTI serão mantidos, até porque está sendo construída uma área para alocar a UTI e já estamos até mesmo arrecadando recursos para essa finalidade. Assim, precisamos saber qual a intenção do Estado, de nossa parte, nós já manifestamos esse interesse”, explica Rubia.

CAMPANHA
Sobre a campanha Doe Vida, focada na arrecadação de recursos para a estruturação da UTI, a coordenadora administrativa afirma que está havendo um resultado bem positivo e que uma prestação de contas será feita ainda durante a campanha. Através dessa iniciativa, muitos equipamentos para a UTI já foram adquiridos, como monitores e um pressurizador de ar comprimido, pois, até então, a rede era ligada em cilindros e hoje, com o pressurizador, não depende mais de movimentação manual.

CIRURGIAS
Os procedimentos cirúrgicos estão prestes a serem reativados no hospital. Atualmente, a engenharia da Santa Casa está realizando um estudo de viabilidade em outras áreas do hospital, no sentido de viabilizar a manutenção dos leitos de UTI e retomar as cirurgias. Como se sabe, a UTI para Covid está dentro do Centro Cirúrgico e, por isso, as cirurgias ainda não foram retomadas. Assim, estão sendo feitos estudos nas áreas de convênios e internações para ver o que será mais viável. “Mas queremos, sim, retomar as cirurgias”, conclui Rubia Wingert.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade