Uma patrulhense protagonizou um fato inusitado na praia em que está veraneando. Foi quando os veranistas do Balneário Albatroz foram surpreendidos no final da manhã do dia 14, quinta-feira passada, por uma agradável visita: um pinguim, aparentando ser ainda filhote, estava passeando tranquilamente e se banhando próximo à areia naquela praia. A matéria está no Diário de Canoas e a patrulhense Tamires Dihl Ramos, viu o animalzinho que não se surpreendeu com a presença de humanos e até fez pose para fotos e vídeos. Tamires o fotografou porque certamente jamais clicará situação tão surpreendente até então.
Ela contou àquele Jornal, que passeava pelo local quando avistou o filhotinho e que aparentava não ter ferimentos.
Conforme a bióloga Carieane Campos Trigo, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) geralmente tais espécies aparecem no litoral gaúcho no inverno, já que eles possuem colônias reprodutivas em locais como a Patagônia, de clima bastante frio. Ela explica que pinguins não são vistos frequentemente nesta época do ano no litoral e o que pode ter ocorrido é que esse animalzinho tenha decidido ficar pelas águas gaúchas desde o inverno, sem retornar à sua colônia.
Ela explica que, quem ver um desses animais na praia, que ligue para a Patrulha Ambiental da Brigada que irá diagnosticar se o animal pode permanecer na natureza, ou então ter tratamento no Ceclimar.
Detalhe: a recomendação é de que, quem ver um desses pinguins, que não os alimentem, e que interfiram o mínimo possível para não machucá-los.