Patrícia Guimarães fala sobre como é ser chefe de gabinete do prefeito

Ela é aquela pessoa que recebe, sempre com um sorriso e com cortesia a todos quantos chegam ao gabinete do prefeito municipal. É a Chefe de Gabinete. Nesta entrevista, Nívia Patrícia Guimarães fala sobre o que é ser a assessora direta de Rodrigo Massulo.
“Minha rotina, fundamentalmente, é permeada pelo acompanhamento de assuntos de interesse da nossa cidade que passam pelo gabinete do prefeito, sejam vindos diretamente da comunidade, das secretarias municipais ou mesmo do setor jurídico”, explica Patrícia.
Soma-se ainda as atribuições de assessoramento ao prefeito em suas funções políticas, e também no atendimento das demandas institucionais e comunitárias.
“Existe uma responsabilidade muito grande em conduzir adequadamente o fluxo das informações entre os setores envolvidos das diferentes questões que diariamente chegam até nós. No contexto das minhas funções está também a organização e agendamento dos compromissos do prefeito Rodrigo Massulo”, acrescenta.
PRESENÇA FEMININA
Patrícia Guimarães, perguntada sobre como vê a presença feminina em um posto que tradicionalmente é ocupado pelos homens, afirma que “desde sempre os homens ocuparam grandes cargos, tanto na política quanto na sociedade como um todo e por isso me sinto particularmente honrada em ter sido escolhida para ocupar este cargo. Isso só mostra, para quem ainda possa duvidar, o quanto as mulheres também estão aptas a ocuparem cargos que eram até então, rotulados como adequados a figura masculina”.
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Patrícia acredita que é necessário avançar ainda mais na representatividade feminina na política, inclusive apoiando cada vez mais aquelas mulheres que estão no poder, dando incentivo e repetindo sempre que estão preparadas para dividir com os homens as responsabilidades da vida em sociedade em todas as esferas.
“Nós, mulheres, ainda somos a minoria no geral, mas na gestão municipal, percebe-se com muita clareza um avanço neste tema, porque além da chefia de gabinete e a chefia de comunicação, temos também três secretarias administradas por mulheres”.
ATUAL GOVERNO
Sobre o atual governo do município, Patrícia Guimarães afirma que “essa gestão é transparente e pautada pelo diálogo. Procuramos ouvir a população para estarmos mais próximos dos seus problemas e assim buscarmos as soluções adequadas a cada situação”.
No entanto, está sendo enfrentada uma situação atípica com a pandemia. “Isso impõe um olhar e um modo de atender à comunidade um pouco diferente do que gostaríamos já que precisamos estar adequados aos protocolos de prevenção à Covid-19. Aos poucos e conforme avançam as ações de combate à pandemia, estamos buscando meios de suprir a necessidade que a comunidade tem de falar frente a frente com seu gestor, através do gabinete aberto, por exemplo, que felizmente pudemos retomar na semana passada”.
Por fim, destaca que apesar das restrições, o balanço geral é bem positivo, pois tem-se trabalhado muito e prosperando, vendo a cidade mudar para melhor. “Isso é um processo contínuo de evolução e melhorias e eu tenho a certeza de que ao longo dos próximos anos, a população ainda vai ganhar muito em qualidade de vida e perspectiva de futuro. Seguimos acreditando na nossa cidade”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade