Museu Caldas Júnior recebe da Brigada Militar documento da época do Império

No dia 07 de junho, o Comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, 1º Tenente QTPM José Edon Soares Oteiro esteve no Museu Caldas Júnior para fazer a doação de um documento de valor histórico inestimável: uma carta patente da época do Império, datada de 1859, no qual o Imperador Dom Pedro II nomeia o Senhor Antônio Nunes Benfica para Major Comandante do Quinto Esquadrão Avulso de Cavalaria da Guarda Nacional da Província de São Pedro.
Conforme o Comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, 1º Tenente QTPM José Edon Soares Oteiro a decisão em repassar ao Museu é para contribuir com dados e documentos que contam a história do município. O documento, dividido em quatro partes, é assinado pela Majestade Imperial, Dom Pedro II – Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.
A carta patente nomeando o Senhor Antônio Nunes Benfica veio do Palácio do Rio de Janeiro, selada com o Selo Grande das Armas do Império e teve o despacho dos Senhores: Augusto Xavier Pinheiro (Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça); J. Antão (Palácio da Presidência em Porto Alegre); José Martins Pereira de Alencastre e Antônio Soares Amaya de Gusmão (Secretaria do Governo em Porto Alegre).
“Ficamos muito gratos com o gesto, que enriquece muito nosso acervo e sensibilizados com o ato do Comandante, que entendeu a importância deste documento estar sob a guarda do Museu”.
Texto: Divulgação
Foto: Carla Cunha

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade