Município sediou a II Jornada de Interiorização da Junta Comercial do RS

Tendo por local a Câmara de Vereadores e o Clube Recreativo Patrulhense, foi realizada nos dias 17 e 18 últimos, a II Jornada de Interiorização da Junta Comercial do Rio Grande do Sul.
Trazendo o tema o “Pensar Integrado”, o evento teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.
O evento contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo – CEDE e Secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, bem como dos secretários de Desenvolvimento Econômico Edson Brum e do Turismo Ronaldo Santini.
Para o painel sobre os impactos da Lei de Liberdade Econômica no ambiente de negócios, a jornada contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre e também deputado estadual, Rodrigo Lorenzoni, do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, do Presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez e do doutor em Economia pela Queen Mary University of London, Bruno Lanzer. O encontro teve também a presença de Lauren de Vargas Momback, presidente da Junta Comercial, e da maioria dos prefeitos da Associação de Municípios do Litoral Norte.
DESBUROCRATIZAÇÃO
O secretário do Desenvolvimento Econômico falando sobre o encontro da JucisRS disse ser importante registrar que o Governo do Estado trabalha pela desburocratização. E esta é a primeira reunião do Conselho fora de Porto Alegre, porque a ideia é levar este projeto a todas as regiões.
Edson Brum afirmou que Santo Antônio, foi considerado com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre os quatro municípios mais antigos do Estado em 8 de outubro de 1809, “demonstra com isso a sua hospitalidade. E estamos felizes por participar aqui neste momento deste evento”.
O secretário enfatizou a necessidade de se diminuir a burocracia. “O governo do Estado criou o Descomplica que é este projeto que nosso Conselho está trabalhando hoje aqui. São mais de 2.600 normativas e decretos que já extinguimos”.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Edson Brum elogiou também o deputado Gabriel Souza que no ano passado, como presidente da Assembleia Legislativa criou também a Comissão para descomplicar dentro da Assembleia, extinguindo leis que hoje só atrapalham e não tem mais nenhum objetivo. “Foram importantes no passado, mas com a modernização dos ambientes, da indústria, do comércio e do serviço público tem leis que só estão atrapalhando e essa decisão do deputado nos ajuda também.
Parabéns ao Gabriel Souza que lidera na Assembleia, ao Secretário de Planejamento, Governança Claudio Gastal que lidera aqui junto com a Lauren de Vargas Momback, que é a nossa presidente da Junta Comercial.
Agora serão reuniões em várias regiões e acho que o prestígio que Santo Antônio está recebendo também é merecido”.
Já o advogado Ramon Ramos, responsável pela promoção do evento em Santo Antônio disse que a iniciativa é muito importante para a desburocratização de mercado e a necessidade de se buscar a desburocratização. O público tem nos acompanhado e o evento aqui realizado foi excelente com boa participação.
Reduzir ao máximo a burocracia é o principal fundamento e com a implantação em Santo Antônio do Tudo Fácil Empresas neste projeto piloto, que irá depois de estender a todo o Estado, tudo irá se resumir em apenas um documento, diferentemente do que até então vem acontecendo, agilizando o atendimento.
Assim, alvarás, licenças ambientais, licença dos bombeiros, dentre outros, serão agilizados porque se diminuirá a burocracia como já está acontecendo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade