Ministério da Saúde renova por mais 30 dias habilitação dos leitos para UTI Covid do HSAP

O Ministério da Saúde renovou por mais 30 dias a habilitação dos leitos de UTI do Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia.
Isso ocorreu porque o contrato inicial expirou e, como o Estado está cauteloso em relação à nova variante delta do Coronavírus, que poderá registrar pacientes graves, esses leitos serão mantidos.
No entanto, conforme revela a Supervisora Administrativa Rúbia Wingert, o hospital precisa retomar os procedimentos cirúrgicos, pois há pacientes em lista de espera, seja para catarata, cirurgia geral, hérnia, vesícula, oftalmologia, dentre outros, e os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo estão localizados dentro do bloco cirúrgico.
Neste sentido, Rúbia afirma que foram obtidos recursos com outros municípios da região para a colocação desses leitos em outra ala do Hospital, a fim de liberar o bloco cirúrgico.

CAMPANHA
A respeito da recente campanha para a manutenção dos leitos de UTI no HSAP, ficou definido que cada município fará um repasse para a manutenção desses leitos, pelo menos até o final da pandemia, que, com o avanço da vacinação, se prenuncia cada vez mais próximo. O número de leitos é calculado em relação ao número de habitantes do município.

AGENDAS
Com a queda que tem se mantido nos casos de Covid, as agendas estão cem por cento abertas. De outra parte, por ser um prédio bastante antigo, o hospital necessita realizar uma série de reformas, como a troca do telhado da emergência, feita com recursos da Consulta Popular de 2017.
Por outro lado, as entradas do hospital estão agora definidas em três pontos: uma no ambulatório, outra na emergência, onde ficam também as ambulâncias, e uma terceira na radiologia, todas localizadas na parte frontal do prédio, o que só foi possível com recursos da Consulta Popular de 2018, somados a uma emenda impositiva da Câmara de Vereadores para o Quadro Geral de Baixa Tensão (QGB) e reestruturação de toda a rede elétrica do hospital, que também é bastante antiga. Uma novidade é a implantação de um elevador para possibilitar acesso mais rápido aos três pavimentos do HSAP: o subsolo, onde está a lavanderia e a base do SAMU, o segundo pavimento, onde é a psiquiatria, e o terceiro piso, onde fica a emergência.

PANDEMIA
Com a pandemia, o hospital teve que se reinventar e se aprimorar. Por se tratar de uma patologia desconhecida, foi necessário o treinamento das equipes e a instalação de novos equipamentos para poder receber pacientes de altíssima gravidade.

AGRADECIMENTO
Mas o pior está passando e a supervisora administrativa Rúbia Wingert agradece à população pelo entendimento demonstrado nesse período que foi muito difícil. Agradece, especialmente, a compreensão e às doações que foram muito importantes. “A população entendeu e nos ajudou”, manifesta agradecida.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade