Massulo afirma que UTI opera acima da capacidade devido ao aumento dos casos graves

O prefeito municipal disse à Folha Patrulhense, ao ser indagado a respeito da presença da Unidade de Tratamento Intensivo, que desde o início das atividades, ela tem atuado com a capacidade sempre no limite, “mas é um sopro de esperança sim, para a nossa comunidade. Desde quando começou a funcionar, nós já presenciamos momentos felizes, como a saída de dois pacientes que acabaram deixando a UTI com vida, passando agora para outros cuidados não tão intensivos. Isso nos alegra. A UTI nos dá a possibilidade de salvar mais vidas, então, qualquer que seja a atividade que permita uma nova chance ao ser humano, merece ser comemorada”.
Rodrigo Gomes Massulo disse que o município aderiu, junto com a região da Amlinorte, ao sistema de cogestão estando sendo seguidas as regras mais flexíveis para as atividades não essenciais, de segunda a sexta-feira. “Este atual modelo, vigora até o próximo dia 4 de abril e, a partir de então, nós vamos aguardar a nova orientação do governo do estado. Somos desde sempre, favoráveis à cogestão porque entendemos que precisamos equilibrar as questões de saúde com as questões econômicas”.

SENTINELA

Com referência à Unidade Sentinela o prefeito afirmou que ela tem conseguido suprir a demanda. Desde que nós assumimos, ela foi bem melhor equipada e já apresenta condições muito superiores às que tínhamos no início do ano”. Massulo reconhece que o local teve momentos bem dramáticos, “especialmente no início do ano, quando registramos muitos e muitos casos e uma procura muito alta, porém está estabilizada, mas segue constante e é importante salientar para a comunidade, que o momento ainda é de muito alerta, de muita precaução, pois o vírus continua em nosso meio. Nós só estaremos tranquilos quando toda a população estiver vacinada”

FISCALIZAÇÃO

No período de pandemia, especialmente nos momentos mais críticos, a fiscalização tem desenvolvido uma atividade intensa, o que é destacado pelo prefeito porque aqueles profissionais têm trabalhado muito durante e nos finais de semana, em horário comercial e também após este horário. “Temos atendido denúncias e temos feito abordagens pontuais também. Infelizmente, a gente ainda presencia cenas de total irresponsabilidade. No último final de semana, por exemplo, num bairro da cidade, a fiscalização, acompanhada com as forças de segurança, dispersou uma festinha clandestina em uma residência, onde estavam várias pessoas, com música e churrascada. São essas atitudes que acabam prejudicando tanto os nossos profissionais de saúde, quanto o nosso setor produtivo”. Massulo deixa claro que se trata de um momento de muita prudência, de muita responsabilidade “e vamos continuar atuando para dispersar qualquer tipo de atividade irresponsável como esta que verificamos no último final de semana”.

CONSÓRCIO DE VACINAS

Rodrigo Massulo destaca como muito importante a participação do município de Santo Antônio da Patrulha no consórcio de vacinas. “O município tem participado de todos os processos possíveis e de consórcios a que temos conhecimento. Até então, nós participamos do consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos e participamos do consórcio da GRANPAL. Estamos atentos a todos esses movimentos. Ainda não há nenhuma certeza da possibilidade de compra, mas representa uma esperança para que possamos comprar as doses”. Acrescentou o prefeito que embora a obrigação seja do governo federal, “em caso de possibilidade de compra, nós já estamos preparados, inclusive, temos legislação municipal autorizativa, aprovada por todos os vereadores aqui de Santo Antônio para compra de imunizante por parte do município”.

VELOCIDADE NA VACINAÇÃO

Na avaliação do prefeito Massulo a velocidade da vacinação tem sido constante aqui em Santo Antônio, em função da agilidade dos profissionais, da organização do nosso drive e porque nos últimos dias, o número de doses recebidas pelo município tem se mostrado maior do que no mês passado. Isso agiliza a possibilidade de diminuir as faixas etárias de vacinação.
Por fim, o prefeito expressa um agradecimento a todos os nossos profissionais de saúde que, conforme salienta, estão sendo incansáveis, desde o início da pandemia. “E um agradecimento também à toda nossa população, que tem procurado o hospital e a Secretaria da Saúde para fazer algum tipo doação, colaborando com o suprimento do sistema de saúde do município. Nesse momento, essas demonstrações de solidariedade são muito importantes e a nossa população está de parabéns, pois tem sido solícita aos chamados, aos pedidos de ajuda que as instituições têm feito nesse momento difícil”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade