Coleta seletiva abrange todo o município de Gravataí

Mesmo em meio à pandemia, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) segue realizando, semanalmente, a coleta de seletiva de resíduos. Após a coleta que, atualmente, abrange todas as áreas do município, o material é destinado a uma cooperativa que emprega, direta e indiretamente, cerca de 60 pessoas e é responsável pela separação e destinação correta dos resíduos.

Segundo a SMSU, a responsabilidade de coletar os resíduos nas residências, a partir da coleta seletiva, é do governo municipal, ficando a cargo da cooperativa a separação e a destinação dos materiais.

“É muito importante que a população tenha consciência de para onde vai o lixo que ela separa e que, quanto mais o lixo for reciclado, mais pessoas podem ser agregadas à cooperativa e, consequentemente, mais empregos serão gerados”, lembrou o secretário municipal de Serviços Urbanos de Gravataí, Paulo Garcia.

Para o coordenador de logística e um dos idealizadores da cooperativa, Carlos Jorge, ver a cooperativa estruturada e gerando renda para as famílias é um sonho. “O incentivo e o apoio da prefeitura são fundamentais, porque, assim, todo o valor que nós arrecadamos com a venda dos materiais se transforma em renda para os cooperados”, ressaltou Carlos.

Além de a reciclagem gerar renda, com a separação do lixo, o investimento público para a destinação correta dos resíduos diminui o que impacta diretamente na vida de todos. “Com a separação correta, geramos renda, movimentamos a economia e economizamos verbas para serem investidas em outras demandas”, reforçou Paulo Garcia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade