Márnei Consul lança livro sobre literatura brasileira

O professor Márnei Consul lançará seu novo livro (intitulado “Literatura brasileira: conhecimentos básicos e exercícios para escritores”) no dia 24 de maio, às 19h, na Escola Gregória de Mendonça, em Santo Antônio da Patrulha. O evento integra a programação de 100 anos da instituição. Na ocasião, o exemplar será vendido a R$ 30,00.
COMO É A OBRA
O autor explica que o livro é dividido em três partes. “A primeira chama-se “Teoria literária”, na qual eu abordo o que é poema, o que é conto, quais são as espécies narrativas, quais são as funções/utilidades da linguagem, como é um texto dramático/de teatro, etc. É uma parte que esclarece as dúvidas de quem vai escrever e pensa: ‘Meu texto é o quê?’ A segunda parte chama-se “Movimentos literários”, ou seja, nela, eu passeio por todas as escolas literárias, desde o Trovadorismo até a literatura contemporânea. Apresento os principais autores e textos de cada período. Precisamos de referências ao escrever, não é? Por fim, a terceira parte é “Prática literária”, na qual, como o nome diz, o leitor vai praticar, vai escrever com base no que foi visto anteriormente”, esclarece Márnei.
COMO SURGIU A IDEIA
A ideia do livro surgiu do período em que Consul deu aulas de Literatura na Escola Gregória de Mendonça (de 2009 a 2016). “Semanalmente, eu ia selecionando materiais, temas, pensando em atividades a propor, inventando coisas, etc. E uma aluninha ia sistematizando tudo isso em seus cadernos super organizados. Não deu outra: quando ela se formou em 2014, eu a abordei: “Michele, quero seus cadernos de Literatura”. Ela me presenteou com eles. Assim sendo, depois de anos, um bom trecho do que foi sistematizado pela aluninha Michele Fraga está no livro”, conta o escritor.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade