Vera Maciel fala sobre acervo dos 43 anos da FOLHA PATRULHENSE

A historiadora Vera Lúcia Maciel Barroso está homenageando os 43 anos da FOLHA PATRULHENSE comemorados em primeiro deste mês, com uma revelação que nos emociona:
Ela possui, encadernada, a coleção completa de nosso Jornal, desde a sua primeira edição.
Ao ensejo dos 43 anos da Folha Patrulhense destaco a importância de quase meio século deste veículo de comunicação que vem cumprindo seu papel de informação. Nesse sentido, destaco que para a minha tese de doutorado, sobre a Açúcar Gaúcho S. A., as matérias e charges da Folha foram da maior valia, enquanto memória – suporte da história do tema tratado”.
Revela nossa historiadora possuir todas as edições do jornal encadernadas, desde a 1ª (um legado do pai), sem faltar um número até este ano de 2022. Trata-se de excelente fonte de pesquisa para estudar o município nas mais de quatro décadas recentes.
“Invisto na sua preservação em homenagem ao pai, Juca Maciel, que dedicou sua vida ao município, pelo trabalho cartorário e como historiador, deixando um legado de pesquisa e textos que são fonte rica para investigação da história local; muitas delas publicadas na Folha Patrulhense. Por outro lado, ele tinha um amor impressionante pelo jornal. Desde o primeiro número, ele comprava entre 40 e 50 exemplares de cada edição e postava no Correio para parentes do Estado e do Brasil, como para amigos de perto ou mais distante. Deu a maior força para o jornal crescer, sendo muito amigo do Menezes”, elogia Vera Lúcia Maciel Barroso.
A coleção realmente impressiona, porque são dezenas de volumes encadernados e que, como ela mesma afirma, se constitui num belíssimo resgate de nossa história nos últimos 43 anos e que, se Deus quiser, continuaremos escrevendo ao longo das próximas décadas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade