LAGOA SEM LIXO, LAGOA DE LUXO: Dois anos de reativação do projeto são destacados em encontro no balneário

Uma grande reunião de confraternização realizada recentemente no balneário da Lagoa dos Barros serviu para apresentar à entidades que atuam na preservação do local e a comunidade que também participa, um balanço de tudo o que já foi feito pela atual administração e que tem à frente as secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e Obras, Trânsito e Segurança, tendo à frente os secretários Cassius Peixoto e Jorge Eloy de Oliveira.
O prefeito Rodrigo Massulo comemorou os dois anos de reativação do projeto Lagoa sem Lixo, Lagoa de Luxo, que começou no governo Paulo Bier, mas que esteve parado na administração anterior, sendo agora reiniciado por iniciativa do vereador Valtair Andrade (Pelado) quando Rodrigo Massulo assumiu o governo.
Mensalmente – relata Massulo – estão sendo promovidas ações no local, mesmo no período da baixa temporada, com distribuição de placas de conscientização, tendo sido colocados contêineres, somando-se aos mutirões realizados na praia e que, conforme frisou, proporcionaram um resultado fantástico.
MOBILIZAÇÃO
Massulo disse que muito já mudou, mas é necessário uma mobilização constante para que a limpeza predomine em toda a extensão do balneário.
Roçadas ocorreram para que o local permaneça em boas condições durante todo o ano.
“Estamos concluindo a pavimentação de aproximadamente um km da Estrada Julio Bruneli para permitir um melhor acesso e esta obra deverá estar finalizada até o próximo verão, o que proporcionará uma melhor visão da nossa Lagoa dos Barros”.
SUSTENTABILIDADE
Além disso, o município espalhou doze estações de sustentabilidade na sede e interior, que são espécie de containers para que a população ali coloque vidros quebrados, lâmpadas, pilhas, etc. Há uma na Lagoa, outra em Monjolo, uma terceira em Pinheirinhos e as demais em pontos estratégicos da cidade.
DUPLAS DE LIXEIRAS
Além disso, foram espalhadas 24 duplas de lixeiras na sede e interior, sendo uma para lixo orgânico e outra, para material reciclado, o que totaliza 52 dispositivos. “Lixeiras não faltam, o que falta, muitas vezes é a conscientização sobre a importância de separar lixo orgânico do lixo seco”, destaca o prefeito de Santo Antônio da Patrulha.
Parabenizou o secretário Cassius Peixoto que tem liderado este projeto. Além disso, será realizada coleta seletiva, não apenas na cidade como no interior do município.
COMUNIDADE
A colaboração da comunidade, destaca o prefeito, existe, mas poderia ser bem maior. As pessoas vêm aos mutirões na praia somando-se às equipes da prefeitura e voluntários, mas é necessário que os moradores ajudem para que o projeto frutifique.
E para tanto o prefeito apela para que a comunidade ajude a pensar melhorias para que o balneário continue sendo cada vez mais visitado e prestigiado, não apenas por moradores locais, mas também por turistas de vários pontos do Estado como do Vale do Paranhana que aqui vêm para descansar e desfrutar das belezas naturais que o município proporciona.
PELADO
O Vereador Valtair Andrade, um entusiasta da preservação da Lagoa dos Barros também comemora os resultados obtidos e destaca a importância da preservação do projeto Lagoa sem Lixo, Lagoa sem Luxo, porque ganham a comunidade e os que visitam aquele aprazível local para descanso.
SECRETÁRIO
Outro que está entusiasmado com o que está acontecendo naquela praia de água doce, é o secretário Cassius Peixoto. Mas ele também se soma aos apelos do prefeito e do vereador Pelado: colaborem para que a limpeza do balneário seja permanente. Só basta conscientização para que isso aconteça. E nesse aspecto, as escolas do entorno têm demonstrado preocupação no sentido de continuar o trabalho de conscientização dos alunos para que espalhem a ideia de que um local bem limpo, com certeza contribui para a preservação do meio ambiente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade