Search
Close this search box.

Raizinha reafirma a importância da preservação da história patrulhense

A quinta edição do Raizinha, encontro dedicado ao resgate e à valorização da história de Santo Antônio da Patrulha, foi marcada pela participação da comunidade, de estudantes, pesquisadores e estudiosos da trajetória do município. Realizado na Sala LUMI do Polo Universitário Santo Antônio, o evento foi idealizado pela historiadora Véra Lucia Maciel Barroso e voltou a reunir diferentes gerações em torno das raízes históricas e culturais patrulhenses.
Em entrevista à Folha Patrulhense, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha (IHGSAP), Maria Helena Gil Peixoto, avaliou positivamente a realização do encontro, ressaltando que, embora tenha chegado à sua quinta edição, o Raizinha acontece há 27 anos no município.
Maria Helena comparou a iniciativa à antiga “Guarda”, quando eram realizadas a contagem de tropas e mercadorias. Segundo ela, o evento representa, atualmente, um espaço para a comunidade compartilhar suas histórias e reconhecer o passado que ajudou a construir o presente.
“É o presente, que cotidianamente produz sua história com a reverência feita ao passado, que traçou caminhos, como os antigos tropeiros ao abrir rotas e transportar riquezas”, destacou.

Escolas e comunidade em evidência
Entre os aspectos que mais se destacaram nesta edição, a presidente do IHGSAP apontou a conferência de abertura, intitulada “Marcas Identitárias da Formação de Santo Antônio da Patrulha”, ministrada pela professora doutora Véra Lucia Maciel Barroso.
Outro ponto relevante foi o expressivo número de inscritos para as comunicações, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus estudos em exposições de até dez minutos.
A participação das escolas também mereceu destaque. Turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio surpreenderam pela escolha dos temas relacionados às suas raízes, pela qualidade das pesquisas e pela excelência das apresentações.
Conforme Maria Helena, as comunicações, os painéis, as oficinas e as conferências contribuíram para revelar novas descobertas e reafirmar estudos anteriores sobre a história local.
Ela também ressaltou a presença de cidadãos que apresentaram pesquisas sobre localidades que integravam antigos distritos ou que posteriormente se emanciparam de Santo Antônio da Patrulha, demonstrando que os vínculos históricos permanecem vivos.
A presidente atribuiu o resultado à união e ao empenho dos organizadores e colaboradores. O encontro foi promovido pela Prefeitura, sob a responsabilidade das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esportes e de Educação, com a contribuição da Comissão de Pesquisa e Apoio.

Expectativa de continuidade
Questionada sobre possíveis melhorias para as próximas edições, Maria Helena explicou que será realizada uma etapa de avaliação, considerando as fases de preparação e execução do evento, além das observações dos organizadores, apoiadores e participantes.
A partir desse diálogo, deverão ser identificados os aspectos positivos e as medidas que poderão aperfeiçoar as futuras realizações.
Ao finalizar, a presidente do IHGSAP agradeceu à Folha Patrulhense pelo espaço para divulgar a avaliação do Instituto e manifestou satisfação com os resultados alcançados.
Segundo ela, as cinco realizações do Raizinha, ao longo de quase três décadas, têm contribuído para apresentar e preservar a riqueza histórica e cultural do município.
Maria Helena concluiu destacando que o interesse da comunidade não se esgota: permanece o desejo de conhecer, valorizar e divulgar cada vez mais o patrimônio histórico e cultural de Santo Antônio da Patrulha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade