Juliana vai integrar equipe missionária em Moçambique

A assistente social Juliana Assis de Azevedo permanecerá no país africano por dois anos, no Projeto Igrejas Solidárias

Priscila Milán

Uma gravataiense vai se integrar como missionária leiga à equipe que participa do Projeto Igrejas Solidárias, em Nampula, Moçambique. A assistente social Juliana Assis de Azevedo, de 34 anos, viaja para o país africano no dia 10 de agosto junto ao bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin. A moradora do bairro Barnabé vai ocupar o lugar de uma catarinense que está encerrando a participação no trabalho voluntário. A Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) atua na região há cerca de 30 anos e para ingressar no grupo a servidora pública da Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social vem se preparando há meses. “Um missionário leigo precisa fazer muitas renúncias antes de partir em missão: renúncia do conforto, da família e amigos, do trabalho. Solicitei uma autorização para usufruir da licença interesse. Além disso, foi necessário alugar meu apartamento e voltar a morar com meus pais nessa etapa final. Há algum tempo tenho estudado sobre a cultura do povo e a língua Macua”, conta.

Atuante na igreja desde a infância e adolescência, quando fez parte de movimentos como o Objetivo Novo de Apostolado (ONDA) e Curso de Liderança Juvenil (CLJ), Juliana vislumbra nessa primeira missão além-fronteiras muitas possibilidades de aprendizado, além da oportunidade de ajudar outras pessoas. Esses fatores motivaram a ida à África. “No período de pandemia, de tanto sofrimento e falta de esperança, me questionei muito sobre a minha vida e papel no mundo. Coloquei-me em atitude de escuta da vontade de Deus para mim, pois muitas coisas me inquietavam, especialmente na minha área de trabalho: promoção e garantia de direitos humanos para as pessoas mais vulneráveis e historicamente discriminadas. Sentia que poderia fazer algo a mais e ter uma experiência nova e mais profunda de Deus na minha vida”, relata. Com a experiência missionária, a assistente social espera crescer pessoalmente e contribuir com o trabalho desenvolvido na Arquidiocese de Nampula.

Participação na Festa da Padroeira

Neste domingo (7/8), na missa festiva de Nossa Senhora dos Anjos, na Igreja Matriz, às 10h, também será realizada a solenidade de envio da missionária leiga para Moçambique. A cerimônia em homenagem à Padroeira de Gravataí será presidida por Dom Adilson Pedro Busin. Logo após a missa, a comunidade vai participar da tradicional procissão no entorno das praças. As festividades encerram com um almoço no salão paroquial.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade