Juíza anuncia cinco novos servidores e afirma que sempre esteve aberta ao diálogo

A Juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, Dra. Mariana Aguirres Fachel, falando à reportagem da FOLHA PATRULHENSE, ao mesmo tempo em que reconhece o pleito defendido pela OAB de Santo Antônio da Patrulha, no que se refere ao número reduzido de servidores, anuncia que a solução, por tanto tempo pleiteada, inclusive por aquela Magistrada e pelo dr. Felipe Roberto Palopoli, titular da 1ª Vara e diretor do Foro, está surgindo já que cinco servidores foram nomeados para assumir Santo Antônio da Patrulha e que agora seguem-se os trâmites normais para que possam iniciar suas atividades. Na sua avaliação, com isso completam-se as cinco vagas existentes.
Ela disse que desconhecia a reunião da semana passada da OAB, porque não foi procurada pela subseção e que se tivesse sido informada, certamente forneceria as informações que poderiam ser transmitidas aos advogados presentes.
SITUAÇÃO ANALISADA DESDE O ANO PASSADO
A dra. Mariana revelou que no ano passado juntamente com a OAB e a corregedora da região Geneci Ribeiro de Campos, por mais de uma vez, debateu o problema. A própria magistrada encaminhou e-mails formalizando a situação vivida pela Comarca local, que não foi um caso isolado, mas que ocorreu em todo o Estado em virtude da aprovação do Plano de Carreira dos Servidores do Judiciário. Com isso, não foram chamados os aprovados para os cargos de concursos anteriores, mas sim técnicos e analistas judiciais. Explica também que o que gerou essa demora foi a questão legal do trato com os servidores, a administração do Tribunal de Justiça, e a Assembleia Legislativa que foi quem aprovou a nova legislação.
Mesmo assim ela considera absurda a situação que o Fórum estava vivenciando pela falta de servidores.
SAP BASTANTE BENEFICIADO
Explica ainda a Magistrada que Santo Antônio foi um dos municípios mais beneficiados, porque comarcas como as de Carlos Barbosa, Canela e Gramado receberão apenas um servidor cada.
Assim, desde segunda-feira desta semana (07) até dia 11, estão ocorrendo audiências para que esses servidores escolham as cidades em que irão atuar. Acrescenta a magistrada que isso foi possível porque a Corregedoria foi sensível ao problema vivido pelo Fórum de Santo Antônio da Patrulha.
PROCESSOS
Na Comarca de Santo Antônio da Patrulha, de acordo com o levantamento da Juíza, existem cerca de 18 mil processos nas duas Varas assim distribuídos:
Total de 18.344 processos tramitando na comarca
Primeira Vara: 5.299 físicos, 3.652 eletrônicos, 228 VEC, Direção do foro 27 físicos e 125 eletrônicos.
Segunda Vara: 3.297 físicos, 4.299 eletrônicos, 56 físicos do Jij
JEC: 29 físicos, 660 eletrônicos
JEFAZ: 122 físicos, 314 eletrônicos
226 no Eproc JEC e JEFAZ
Outra novidade que irá agilizar bastante o andamento na tramitação é de que a partir de março haverá digitalização de todos os processos existentes na Comarca.

BALCÃO VIRTUAL DO FÓRUM
A dra. Mariana Aguirres Fachel torna público os telefones celulares do Balcão Virtual do Fórum e sugere que sejam enviadas mensagens por WhatsApp para melhor atendimento aos interessados:

1ª Vara: 99621-9684
2ª Vara: 99781-6408
JEC (Juizado Especial cível): 98062-2085


E por fim a mensagem: ela sempre estará à disposição para o diálogo com todos os segmentos da sociedade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade