Juíza anuncia cinco novos servidores e afirma que sempre esteve aberta ao diálogo

A Juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, Dra. Mariana Aguirres Fachel, falando à reportagem da FOLHA PATRULHENSE, ao mesmo tempo em que reconhece o pleito defendido pela OAB de Santo Antônio da Patrulha, no que se refere ao número reduzido de servidores, anuncia que a solução, por tanto tempo pleiteada, inclusive por aquela Magistrada e pelo dr. Felipe Roberto Palopoli, titular da 1ª Vara e diretor do Foro, está surgindo já que cinco servidores foram nomeados para assumir Santo Antônio da Patrulha e que agora seguem-se os trâmites normais para que possam iniciar suas atividades. Na sua avaliação, com isso completam-se as cinco vagas existentes.
Ela disse que desconhecia a reunião da semana passada da OAB, porque não foi procurada pela subseção e que se tivesse sido informada, certamente forneceria as informações que poderiam ser transmitidas aos advogados presentes.
SITUAÇÃO ANALISADA DESDE O ANO PASSADO
A dra. Mariana revelou que no ano passado juntamente com a OAB e a corregedora da região Geneci Ribeiro de Campos, por mais de uma vez, debateu o problema. A própria magistrada encaminhou e-mails formalizando a situação vivida pela Comarca local, que não foi um caso isolado, mas que ocorreu em todo o Estado em virtude da aprovação do Plano de Carreira dos Servidores do Judiciário. Com isso, não foram chamados os aprovados para os cargos de concursos anteriores, mas sim técnicos e analistas judiciais. Explica também que o que gerou essa demora foi a questão legal do trato com os servidores, a administração do Tribunal de Justiça, e a Assembleia Legislativa que foi quem aprovou a nova legislação.
Mesmo assim ela considera absurda a situação que o Fórum estava vivenciando pela falta de servidores.
SAP BASTANTE BENEFICIADO
Explica ainda a Magistrada que Santo Antônio foi um dos municípios mais beneficiados, porque comarcas como as de Carlos Barbosa, Canela e Gramado receberão apenas um servidor cada.
Assim, desde segunda-feira desta semana (07) até dia 11, estão ocorrendo audiências para que esses servidores escolham as cidades em que irão atuar. Acrescenta a magistrada que isso foi possível porque a Corregedoria foi sensível ao problema vivido pelo Fórum de Santo Antônio da Patrulha.
PROCESSOS
Na Comarca de Santo Antônio da Patrulha, de acordo com o levantamento da Juíza, existem cerca de 18 mil processos nas duas Varas assim distribuídos:
Total de 18.344 processos tramitando na comarca
Primeira Vara: 5.299 físicos, 3.652 eletrônicos, 228 VEC, Direção do foro 27 físicos e 125 eletrônicos.
Segunda Vara: 3.297 físicos, 4.299 eletrônicos, 56 físicos do Jij
JEC: 29 físicos, 660 eletrônicos
JEFAZ: 122 físicos, 314 eletrônicos
226 no Eproc JEC e JEFAZ
Outra novidade que irá agilizar bastante o andamento na tramitação é de que a partir de março haverá digitalização de todos os processos existentes na Comarca.

BALCÃO VIRTUAL DO FÓRUM
A dra. Mariana Aguirres Fachel torna público os telefones celulares do Balcão Virtual do Fórum e sugere que sejam enviadas mensagens por WhatsApp para melhor atendimento aos interessados:

1ª Vara: 99621-9684
2ª Vara: 99781-6408
JEC (Juizado Especial cível): 98062-2085


E por fim a mensagem: ela sempre estará à disposição para o diálogo com todos os segmentos da sociedade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade