Guarda participa de capacitação para uso de equipamento de medição de ruído

Agentes da Guarda Municipal participaram, entre os dias 26 de maio e 7 de junho, de uma capacitação para manuseio e utilização do Dosímetro de Ruído Digital, ofertada pela Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (SMAT). O equipamento adquirido pela prefeitura possibilitará que a guarnição faça a medição de ruídos, visando coibir situações de perturbação de sossego, proporcionando mais conforto para a comunidade.

O treinamento foi ministrado por integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vinculado à SMAT, no qual foram abordados aspectos relacionados à utilização do equipamento, procedimentos de medição e geração de relatórios pelo software do aparelho.

De acordo com a Guarda Municipal, a utilização deste aparelho será fundamental para conscientizar a população sobre a poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, regulamentadas pela Lei 9.605, art. 64, e pela Lei Municipal Nº 1227/74. “Com este equipamento, podemos conferir se existe, de fato, a perturbação do sossego público, a fim de instruir a população sobre os limites máximos estabelecidos por lei”, ressaltou o comandante da GM, Henrique Gaus.

Gaus ainda relatou que, além do atendimento de denúncias recebidas pelo órgão de segurança, também serão feitas ações buscando coibir casos de perturbação de sossego. “Precisamos que as pessoas conscientizem-se sobre a importância de saber viver em comunidade”, completou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade