Gravataí inicia vacinação contra a gripe e o sarampo

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou, nesta segunda-feira (4/4), a campanha de vacinação contra a gripe. Durante a primeira etapa, que se estende até o dia 30 de abril, estão aptos a receber o imunizante os trabalhadores da saúde e os idosos com 60 anos ou mais.

 “Temos uma rede altamente qualificada que otimiza sempre a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar, agora, com a vacina contra a gripe e contra o sarampo, atingindo altos índices de vacinação em todo o município”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

 Nesta primeira etapa, a aplicação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, mediante a apresentação de documento com foto, CPF e Carteira de Vacinação. O horário de vacinação segue o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs). Cabe salientar, ainda, que a vacina poderá ser administrada simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

 Na segunda etapa, com previsão de início a partir de 2 de maio até 3 junho, o grupo será ampliado, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações. Serão incluídos crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas , povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ampla vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população alvo para a vacinação.

Vacinação contra o sarampo

 Também teve início hoje, a aplicação da vacina contra o sarampo. Nesta primeira fase, a imunização estará disponível para trabalhadores da saúde, também em todas as unidades de saúde municipais. Os documentos necessários seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade