Gravataí encerra atividades do Setembro Amarelo com subida ao Morro Itacolomi

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na última quinta-feira, 30, a tradicional subida ao Morro Itacolomi. A atividade marcou o encerramento das ações realizadas durante o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A caminhada é uma atividade integrativa de contato com a natureza que conta com a participação dos 12 grupos de saúde mental do município.

Realizado há 14 anos, o passeio tem como objetivo promover o vínculo entre os participantes com a natureza, promovendo bem-estar mental e qualidade de vida. A caminhada, com duração de, aproximadamente, nove horas de trilha pelo Morro Itacolomi, tem como ponto de partida a Unidade de Saúde da Família (USF) São Marcos, que está localizada próximo ao local.

O psicólogo da SMS e organizador da ação Gerson Jung destacou que as atividades integrativas com a natureza fazem parte do plano terapêutico dos grupos de saúde mental, pois são essenciais no cuidado com o bem-estar. “A subida ao morro é uma ação que já está incluída no nosso calendário há muitos anos. Nela, temos, por meio do contato com a natureza, a oportunidade de descarregar as energias negativas e recolher as positivas, saindo renovados no final do passeio.”

Durante o Setembro Amarelo, a Prefeitura de Gravataí intensificou as ações de cuidados com a saúde mental.
Ao longo do mês, foram veiculados materiais informativos nas redes sociais e realizadas palestras com profissionais da área, promovendo dicas de qualidade de vida.

Além disso, os grupos de saúde mental integral promovidos pela SMS estão retomando os encontros mensais após interrupção por conta da pandemia. Para saber mais informações sobre os grupos, é necessário entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade